O público pode conferir acervo exclusivo sobre a história, a tradição e o legado do país. A mostra conta ainda com retratos de Frida Khalo produzidos pela artista cearense Emília Porto. Entrada gratuita.
O Shopping Benfica realiza, até o dia 02 de outubro, a exposição “Viva México”, com acervo exclusivo que conta a história e as tradições do país. A ação, em parceria com o Consulado Honorário do México no Ceará, é em homenagem ao Dia da Independência mexicana, celebrado em 16 de setembro. A mostra é gratuita e está em cartaz na Galeria BenficArte, localizada no 1º piso, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h30 às 22h.
A exposição está organizada em dois ambientes. Há, por exemplo, espaço totalmente dedicado ao turismo, destacando também momentos marcantes e outras curiosidades, a partir de painéis e exibição de conteúdo audiovisual. Neste local, os visitantes podem ver de perto réplica do altar de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira do México, e mural com imagens que remetem ao folclore e à cultura.
O segundo espaço da mostra é em alusão a Frida Khalo. Aqui, o público tem a chance de conferir retratos desta que é uma das maiores personalidades do século XX, feitas pela artista plástica cearense Emília Porto. São pinturas em acrílico sobre tela que mostram as "diferentes" Frida Khalo, reconhecida mundialmente por seus autorretratos.
“Nosso objetivo com essa exposição não é somente celebrar a Independência do México, mas, principalmente, aproximar a cultura mexicana do público cearense. Não deixa de ser uma oportunidade para que mais pessoas possam conhecer melhor a história e a arte desta nação, que é considerado um dos mais importantes e mais cultos países de língua hispânica das Américas”, explica João Soares Neto, empreendedor do Shopping Benfica, escritor e Cônsul Honorário do México no Ceará.
SERVIÇO: Exposição “Viva México”
Local: Galeria BenficArte do Shopping Benfica - 1º piso (Av. Carapinima, 2200, Benfica, Fortaleza/CE)
Período: até 02/10
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h30 às 22h
Acesso gratuito.
Foto: divulgação