O Brasil é um país de extrema desigualdade social e regional. Reconhecendo que esta é uma situação a se superar, é necessário estimular o desenvolvimento com um modelo que vá além da economia; um modelo que se adapte às especificidades do território e das populações que o habitam. Para que os processos de desenvolvimento regional sejam sustentáveis e efetivos, devem ser criadas condições para a produção e apropriação do conhecimento.
Um exemplo a ser seguido é o Programa de Incentivo ao Transporte Universitário, ação pioneira do município de Senador Sá, no semiárido cearense, que foi implantado em janeiro de 2022, com a volta das aulas presenciais nas universidades e que garante acesso ao transporte universitário gratuito a quem precisa se deslocar para as universidades no município de Sobral, um dos principais polos educacionais do nordeste.
São dois ônibus que fazem o transporte dos alunos que estudam na Escola Profissionalizante do Ceará, na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Universidade Federal do Ceará e alguns por meio de faculdades privadas, a maioria não tem condições de arcar com transporte particular para se deslocar.
Numa região que sempre foi marcada pela desigualdade social, ações como essa, proporcionam muito mais que formação, ajudam centenas de jovens a realizarem sonhos, que por muitas vezes não são apenas deles [universitários], mas de toda família. No município de Senador Sá, cerca de 200 universitários são atendidos pelo Programa, que é ofertado com recursos municipais.
O atual gestor do município, Bel Júnior, destacou a importância do investimento na educação e principalmente nos jovens. “Eu sempre disse que o maior trabalho da gestão é cuidar das pessoas. É isso que estamos fazendo agora para realizar sonhos e oferecer oportunidades para quem realmente precisa. Para a maioria desses estudantes, o caminho até a universidade é quase impossível sem um ônibus. Priorizamos a educação e não podemos deixar de contribuir para a realização dos sonhos desses alunos”, ressaltou.
O universitário Helton Lucas, acadêmico de Letras na Universidade Estadual do Ceará, enfatizou a importância do transporte universitário para sanar um problema que arrastava-se por anos, dificuldade para chegar até a universidade. “Antes nós tínhamos que ir atrás de carona e quem tinha condição pagava uma topic [van] pra ir. Hoje temos um transporte universitário diário, confortável e seguro. Isso nos garante um nível de aprendizado bem maior”, pontua.
Agora os estudantes têm horário certo para ir e retornar das aulas, fazendo com que consigam ter resultados melhores nos cursos, garantindo profissionais de excelência, mostrando que uma ação que parece simples, pode transformar a realidade da comunidade.