As orquestras infantis da Fundação Social Raimundo Fagner (FRFagner), formadas por alunos da instituição nas sedes de Orós e Fortaleza, realizam, entre os dias 25 e 28 de outubro, uma série de apresentações do espetáculo cênico musical “Alice no País da Música”, em espaços culturais da capital cearense e de três municípios da região Centro-Sul do Estado (Orós, Icó e Iguatu). O acesso é gratuito.
Em Fortaleza, o espetáculo será apresentado nesta terça-feira, dia 25, às 15h, no Teatro São José, com intérprete de Libras. A regência da orquestra da FRFagner na capital é do maestro Eduardo Saboya. No mesmo dia (25/10), na região Centro-Sul do estado, terá também apresentação em Icó, às 16h, no Teatro Ribeira dos Icós, sob a regência do maestro Johnysmar Faustino.
Durante a semana, o espetáculo segue pelo interior do Ceará. No município de Orós, será no dia 27, às 10h, na Escola Maria Evangelista, com apresentação restrita ao público da instituição, entre alunos, professores e demais profissionais. Depois, haverá duas apresentações em Iguatu, no Teatro do Sesc Iguatu. Será no dia 26, às 10h e no dia 28, às 16h, com intérprete de Libras.
Realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura Pronac N° 212461, Grupo Três Corações e Fundação Social Raimundo Fagner, “Alice no País da Música” é baseado na clássica obra “Alice no País das Maravilhas”. Com texto de Elvira Drummond e adaptação de Mariana Elani, o espetáculo recebe o olhar lúdico e a sonoridade doce trazidos pelas crianças da orquestra infantil atendidas pelo projeto @Aprendendo com Arte da Fundação Raimundo Fagner, revelando nas cenas um caminho mágico de Alice para conhecer o universo musical.
Ao todo, são 120 jovens músicos, 60 em cada orquestra, formando o coro e os naipes de flautas, violões e percussão. A apresentação conta com nove composições que narram a trajetória de Alice nesse universo mágico. São elas: “O Tempo”, “A Porta”, “Jardim Feliz”, “Canção do Gato Risonho”, “Alice e o Gatinho”, “Tudubum, Tudubim”, “Chapeleiro Maluco”, “Cartas de Baralho” e “Cante Comigo”.
FRFAGNER
Criada em abril de 2000, a Fundação Social Raimundo Fagner contribui para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidas nas cidades de Fortaleza e Orós possam desenvolver o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Tendo a arte como centralidade no processo educativo, atualmente a instituição atende cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.
As ações da Fundação são desenvolvidas através do projeto “Aprendendo com Arte”, proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de atividades formativas nas diversas áreas artísticas. A realização de cursos e oficinas de sensibilização nas áreas da arte e a utilização de novas abordagens pedagógicas e metodológicas fazem com que as 400 crianças e adolescentes participantes do projeto apresentem como resultado das atividades desenvolvidas, os Grupos de Flautas, Vocal e Violão, bem como, seus espetáculos: Bumba-Meu-Boi, Romeu e Julieta, Os Jesuítas e sua música para a catequese, Siará Grande, Pastoril, A Princesa e o Sapo, Sarau Imperial, e concerto com músicas ibero-americanas dos séculos XVI/XVIII.
Os resultados do trabalho desenvolvido pela FRFagner são vistos através dos prêmios conquistados ao longo de 21 anos, como: Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itaú/Unicef - vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada à UNESCO 2012, Prêmio ODM Brasil, vencedor nacional (2014) e Prêmio Ponto de Cultura, CE (2018).
SERVIÇO
Espetáculo cênico musical “Alice no país da Música” da FRFagner. Em Fortaleza - Teatro São José com intérprete de Libras (Dia 25/10, às 15h). Na região Centro-sul - Em Icó, no Teatro Ribeira dos Icós (25/10, às 16h); Em Orós, na Escola Maria Evangelista (27/10, às 10h); E em Iguatu, no Teatro do Sesc Iguatu (26/10, às 10h e 28/10, às 16h). Site: www.frfagner.org.br. Redes sociais: @frfagner. Informações: (85) 3274-3726. Acesso gratuito!