Estando ou não no mercado de trabalho, quem deseja alcançar o sucesso na sua profissão deve saber que para isso se realizar, é necessário foco, profissionalismo e, acima de tudo, estratégia. Isso parece algo óbvio, mas é extremamente importante em nosso dia a dia, principalmente em tempos tão complexos, como são os que estamos vivendo. Nesse sentido, a estratégia entra como uma ferramenta que ajuda a apresentar destreza no que precisa fazer, de modo a sistematizar o processo, atingindo assim, resultados mais promissores no que se desejou obter.
Mas, afinal de contas, o que é estratégia? De acordo com os dicionários da Língua Portuguesa, estratégia é uma palavra com origem no termo grego “strategia”, que significa plano, método ou, manobras usadas para alcançar um objetivo ou um resultado específico. É a partir dessa explicação que o engenheiro elétrico e empresário, Henrique Tavares, aponta a importância de um engenheiro ser estratégico durante sua atuação.
“O que eu quero aqui apontar é que ser um engenheiro estratégico, é ser um engenheiro que sabe o que quer, e sabe o que fazer e como fazer para conseguir o seu objetivo final. Para que tal profissional consolide-se como um indivíduo que apresenta como traço de sua imagem profissional a natureza estratégica das situações mercadológicas e trabalhistas, ele necessita, por exemplo, fechar projetos com segurança e competência. Isso porque, no fim, ninguém gosta de perder tempo e nem dinheiro entrando em “furadas” do mercado, não é mesmo?”, comenta.
De acordo com Henrique Tavares, o engenheiro deve mostrar para o cliente um plano que contenha diferentes formas para a estruturação da ideia inicial. “É captar a ideia do que o cliente deseja e já mostrar ao mesmo todo o potencial e qualidade do que será entregue a partir do seu trabalho, É não se limitar a uma determinada noção, e sim proporcionar ao cliente mais possibilidades para que ele entenda a execução do projeto, visualize no que ele está investindo. Isso torna mais simples a consolidação do projeto”.
Além disso, outro movimento que pode ser feito já nos contatos iniciais com o cliente é deixar claras as questões financeiras, de forma a mostrar para o interessado maneiras viáveis e mais cômodas de colocar o plano em ação, mostrando a ele uma consciência real de mercado e um controle do que pode ou não ser realizável.
“Isso mostra que sua equipe de trabalho, ou mesmo profissionais que você confia, vão dar um suporte necessário para o bom andamento do projeto, o que acaba por revelar o seu profissionalismo, a sua capacidade e a sua preocupação com o sonho/ideia do outro, e é isso que o cliente quer ver: um engenheiro que compre a sua ideia e faça ela acontecer. No fim, isso é ser estratégico!”, aponta Henrique.
O especialista ainda aponta que ser um profissional articulado, organizado e estratégico faz com que as coisas tenham maiores chances de se realizar. “É por esses e por outros caminhos que o engenheiro que deseja alavancar sua carreira deve buscar profissionais que o orientem, mostrando formas de alcançar o sucesso”, finaliza.