“O seu produto deve proporcionar ao cliente a melhor experiência possível da Copa do Mundo, seja por meio de cupons de descontos ou vendas de camisas personalizadas nas redes sociais”, aponta o consultor de marketing Bruno Falcão
Após um longo período de pandemia e um índice baixo de vendas, em razão do comércio fechado, os empreendedores voltam a enxergar nas festividades de final de ano, e com a Copa do Mundo de 2022, com início no próximo dia 20 de novembro, uma nova chance de alavancar as vendas.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a expectativa está na casa de R$1,48 bilhão em vendas relacionadas diretamente à Copa do Mundo. O percentual é de 7,9% acima do volume registrado na Copa passada, que movimentou R$1,37 bilhão. Os setores que mais devem lucrar são os de móveis e eletrodomésticos, com R$535,5 milhões, seguidos por eletroeletrônicos e artigos pessoais, com R$332,6 milhões.
Para o consultor de vendas e marketing, Bruno Falcão, esse período de Copa é a oportunidade que os pequenos negócios têm para expandir sua margem de lucro. “Nós vivemos na era da experiência; Portanto, o produto ou serviço deve proporcionar ao cliente a melhor experiência possível da Copa do Mundo, seja por meio de cupons de descontos em bebidas, vendas de camisas personalizadas nas redes sociais, além de investir em anúncios que atinjam o público específico”, frisou Bruno Falcão.
O consultor ainda alerta que os comerciantes devem investir em um bom atendimento online e se atualizarem quanto às novidades de mercado relacionadas ao seu nicho de vendas, apostando nisso como diferencial mediante a concorrência. Independente do ramo da empresa, é essencial analisar quais tendências tecnológicas o negócio precisa seguir na produção de novos produtos e serviços.
“Interagir com seu cliente referente aos placares dos jogos, por exemplo, não só aumentam as vendas, como colaboram com o sentimento de pertencimento dele com a marca. Além disso, conhecer a persona do negócio, torna mais fácil elaborar um planejamento de marketing para atingir os clientes realmente interessados nos itens à venda na loja virtual”, enfatizou o especialista.
Black Friday e Copa do Mundo
Além do evento mundial de futebol, os donos de e-commerce ainda poderão unir o útil ao agradável com a chegada da Black Friday, no próximo dia 25 de novembro. Nesse período, oportunidades de queimar o estoque, tornar a marca conhecida e vender tudo pela metade do preço chegam para alavancar o índice de vendas dos empreendimentos online.
Algumas dicas importantes, de acordo com o consultor em marketing, Bruno Falcão, é inserir produtos que casem com o momento, onde todos estarão com os olhos voltados para os jogos. Além disso, fretes gratuitos são um atrativo nesses eventos. Também é essencial que as mercadorias cheguem nas mãos do cliente em um menor prazo de tempo possível, pois isso fará com que ele observe a agilidade e eficiência da empresa e se torne um comprador fidelizado.

