Em forma de cordel, livro narra a história de Maria Firmina dos Reis, romancista brasileira, pioneira do gênero no país
Esta obra traz apontamentos biográficos, em forma de cordel, sobre a vida de Maria Firmina dos Reis, escritora negra do século IX. Em cada sextilha nos apaixonamos por sua história e somos encantados pelas palavras de Paola Tôrres. A autora une o cordel à biografia para apresentar os desafios vencidos por uma mulher negra em um contexto escravagista, e nos presenteia com uma obra emocionante e fiel à história. Maria Firmina dos Reis é a homenageada deste ano na Festa Literária Internacional de Paraty.
A obra traz, na capa, ilustração do artista pernambucano Jô Oliveira e texto de apresentação escrito por Madu Costa, que destaca o sucesso da autora em dar ritmo à vida de Maria Firmina dos Reis por meio do cordel. A quarta capa foi preenchida pelas palavras de Ana Miranda.
Sobre a autora
Paola Tôrres é médica hematologista, cordelista, poeta e musicista, professora de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membra e Presidenta Pro-Tempore da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel, utiliza o cordel como recurso na educação e na saúde, bradando por onde passa seu lema contagiante: Medicina, Cordel e Cantoria é remédio que veio pra curar! Escreveu vários livros e cordéis, cujos temas envolvem a prática da medicina através da arte e resgate da cultura popular do povo brasileiro.
Sobre o ilustrador
Jô Oliveira, autor da ilustração da capa, é um artista gráfico pernambucano. Seus primeiros livros e quadrinhos foram impressos nos anos 70, na Itália. Seus trabalhos também foram publicados na França, Alemanha, Espanha, Itália, Grécia, Dinamarca, Argentina e Brasil. Em suas obras, Jô Oliveira dá protagonismo à cultura popular brasileira, com seu traço marcante que dialoga com a arte dos quadrinhos, da xilogravura e com influências medievais. Seu trabalho está repleto de elementos da tradição folclórica. O artista, reconhecido internacionalmente, recebeu inúmeros prêmios, entre eles o certificado de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) com a obra Explicando a Arte Brasileira, em 2004. Além de premiado, recebeu importantes homenagens, como o de Cidadão Honorário de Brasília, DF.
Dados do lançamento
Data: 15/11/2022
Local: ARENA BECE – Bienal do Ceará
Horário: 16h00