Quarenta crianças e jovens de 8 a 14 anos começaram as oficinas
com violão e flauta
A alegria estampava os rostinhos das crianças da escola de educação básica Profa. Alba Herculano Araújo, localizada na praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante. Todas aguardavam com muita expectativa as aulas de música que começaram no último dia 2. A iniciativa é realizada pelo projeto Oficinas da Villa Música, com o patrocínio da EDP, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico brasileiro, e apoio do Instituto EDP.
Durante 10 meses, 40 crianças e jovens de 8 a 14 anos terão aulas de musicalização com violão e flauta. Os encontros serão às terças e quintas-feiras, durante o contraturno escolar. “Eles estão bem animados e achamos excelente a possibilidade de terem contato com dois instrumentos durante as aulas”, comenta a diretora da escola, Neila Moraes.
Segundo Anderson Horácio, gestor cultural do projeto, o apoio das famílias é fundamental para o sucesso das oficinas. “O envolvimento das famílias estimulando a frequência dos filhos nas aulas é importantíssimo, pois sabemos que o projeto vai além da teoria de musicalização. Ele envolve a socialização das crianças, seu sentimento de pertencimento à comunidade e sua autoestima, mostrando que elas são capazes de tocar um instrumento”, destaca.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Economia Criativa e Fomento, o projeto Oficinas da Villa Música é produzido pela Villa 7 Produções Culturais e pela AH 7 Gestão Cultural.
"Poder realizar este projeto nesta escola, para nós, tem um significado especial, pois já havíamos construído o local. A cultura é essencial para o desenvolvimento social e humano, principalmente das crianças, e acreditamos nela como ferramenta de transformação para o futuro", comenta Marcela Garcia de Almeida, gestora do Instituto EDP.
Sobre A Villa 7 Cultura
Com experiência de uma década no desenvolvimento de projetos culturais, a Villa 7 Cultura cria projetos assertivos, direcionados e personalizados para empresas que desejam promover a sinergia entre sua missão, visão e valores com as necessidades (reais) da comunidade que os recebe. A partir do comprometimento necessário para condução dos projetos de maneira ágil e singular com transparência e boa utilização dos recursos, a Villa 7 estreita laços com ONGs, instituições e artistas, trabalhando árdua e intensivamente para levar o melhor conteúdo para plateias mais do que especiais.
Sobre a AH7 Gestão Cultural
A AH7 Gestão Cultural atua para democratizar o acesso à arte e cultura para cocriar o futuro desejável para todos. Nascida em 2014, a AH7 tem a responsabilidade de gerir aquilo que é subjetivo, impalpável e simbólico de forma objetiva e organizada, sem riscos de interferência no processo criativo, sintonizando ideias e potencializando os resultados das ações pleiteadas.
Sobre a EDP no Brasil
Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.
Sobre o IEDP
Desde que foi fundado, em 2009, o Instituto EDP já investiu mais de R$ 150 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3,3 milhões de pessoas, em aproximadamente de 530 programas espalhados por todo o País. Somente em 2021, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram mais de 354 mil brasileiros. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.