O projeto tem como objetivo aumentar a autonomia e a qualidade de vida das pessoas idosas a partir da inclusão no mundo digital, potencializando a socialização e a descoberta de novas habilidades
Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Morada Nova, Sobral, Senador Pompeu, Canindé, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Russas, Pacoti, Camocim e Maranguape receberam o projeto. “Com o final do itinerário formativo, os idosos já realizam várias tarefas diárias como operações bancárias e compras, acessar redes sociais, procurar informações sobre saúde ou entretenimento, entre outras. Eles ainda ficam com o tablet como doação para continuar a jornada no mundo digital”, explica a coordenadora do projeto, Cristina Luz.
As atividades do projeto incluem aulas de inclusão digital sobre as tecnologias do dia a dia (celular, internet, aplicativos e outros), desenvolvimento cognitivo, palestras sobre temas transversais, rodas de conversa sobre saúde mental e mini cursos em novas habilidades, como ginástica, culinária, redes sociais, crochê, bordado, turismo digital, fotografia digital, plantas ornamentais, pintura e desenho.
Balanço de pessoas atendidas
O projeto, em suas duas versões, capacitou 900 idosos de diferentes cidades do estado, todos com o acesso a material didático, tablet e internet para acompanhamento e participação nas atividades.
Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 16 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.
Conheça mais os projetos no www.idear.org.br