O Festival Nacional de Humor de Maranguape está nos últimos dias, mais ainda dá tempo de aproveitar a programação extensa e cheia de surpresas. Hoje (20) e amanhã (21) acontecerá o Humor de Feira, com D. Fransquinha na rodoviária, mercado público e feiras livres; a Feira da Economia Criativa, com artesanato, gastronomia e produção cultural de bens e serviços produzidos pelos empreendedores sociais e agentes da cultura locais e regionais; exposição Varanda de Cordel e Literatura Humorística; Atelier do Humor com exposição de artes visuais e oficinas; Delivery da Alegria; e as Noites do Riso, direto da Arena Chico Anysio.
Criado para homenagear o mestre do humor Chico Anysio, o Festival já virou uma tradição e está na sua 13ª edição. Um dos pontos altos do Festival são as Noites do Riso que acontecerão nesta sexta e sábado, partir das 19h. A organização do evento espera superar o público do ano passado, quando obteve em média 10 mil pessoas por dia nas Noites do Riso. Dentre os nomes que se destacam no cenário da comédia brasileira, o Festival terá shows de Ery Soares (o Tizil), Titela e Lucas Veloso (filho do inesquecível Shaolin).
O Festival Nacional de Humor de Maranguape é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto de Pesquisa, Planejamento Ambiental, Cultural, Turístico, Social e da Saúde – INPACTUS. Apoio Institucional da Prefeitura de Maranguape, através da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura - FITEC. Patrocínio Grupo Hope, Cagece e Secretaria das Cidades – Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural Halexistar, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura - Governo Federal. Apoio: Mallory. Toda a programação é gratuita.
Saiba mais sobre os artistas do humor que subirão ao palco da Arena Chico Anysio
Ery Soares (Tizil)
Há 20 anos trabalhando como humorista e produtor, começou sua carreira fazendo apresentações em casas de shows e teatros em Fortaleza, e logo depois se fixou como produtor e humorista na rádio Cidade, 95.5, (hoje rádio Mix), onde trabalhou ao lado de grandes nomes do humor cearense entre eles: Rossicléa, Adamastor, Skolástica, João Rufino e Wellington Muniz (o Ceará do pânico). Esteve no programa do Faustão, em 2008, e no programa Faustão Na Band, em 2022. Atualmente, atua nas Garras da Patrulha, interpretando o personagem Tizil.
Titela
Jardeson Cavalcante (Titela) é cearense e já faz humor há 21 anos, participou de vários concursos na TV e no rádio. O humorista já teve várias participações em programas de TV em rede nacional como O melhor do Brasil - Record TV, Show do Tom - Record TV, Programa Silvio Santos – SBT, Prêmio MultiShow de Humor, Pânico na TV - REDETV, Feira do Riso - REDETV, atuou como repórter do saudoso Ênio Carlos na TV Diário de Fortaleza, apresentou o programa Só de H na TV Jangdeiro afiliada do SBT no Ceará, atuou nos filmes Baião de Dois, Cine Hollywood 2 a Chibata Sideral e sua última gravação para o cinema foi Bem-vindo a Quixeramobim, que foi lançado recentemente. No rádio fez parte de outro sucesso de audiência com o programa Deu Pane na tropical, fez parte da CIA de humor As Marmotas Produções, tendo feito vários espetáculos de teatro na área de humor e gravados vários DVDs com o grupo. Ultimamente Jardeson Cavalcante tem buscado fazer trabalhos de cara limpa e investido seu tempo em textos de standup, visto que a maior parte da sua carreira foi com a personagem A Titela. Seu trabalho tem tido um reconhecimento rápido nos últimos 4 anos, na internet seus vídeos têm viralizado pelo país. Recentemente, o artista gravou para o programa do Faustão na Band e foi finalista do concurso Mochila do Riso. Esteve também por duas vezes no Programa The Noite com Danilo Gentili em 2022. Ultimamente tem se apresentado em vários palcos pelo Brasil com o show intitulado: “Ôô Louco Meu”. E neste ano de 2023 fez seu solo no Theatro Via Sul para mais de 700 pessoas. Em abril retornou ao Theatro Via Sul com o Show Proibidão, esgotando os 750 ingressos disponíveis. No momento, além dos shows rodando o país, o artista tem dividido seu tempo com gravações para novos filmes.
Lucas Veloso
Ator, comediante, mímico, roteirista, diretor, músico multi-instrumentista e apresentador. Filho do humorista Shaolin, iniciou sua carreira no teatro aos 5anos de idade, hoje já conta com 10 anos de história com stand-up nos palcos e grandiosos trabalhos na TV Brasileira, como a novela Velho Chico de Benedito Ruy Barbosa, Os Trapalhões, A Vila com Paulo Gustavo, Dra. Darci com Tom Cavalcante. Foi vencedor do prêmio Melhores do Ano na categoria de melhor ator de comédia no Domingão do Faustão, no mesmo ano foi finalista do Dança dos Famosos. Em estúdio gringo Paramount Pictures, dublou o sucesso Patrulha Canina do mesmo estúdio. Após dois anos na Rede Record de televisão atuando no Domingo Espetacular, Lucas voltou à Rede Globo de televisão para ingressar em Cine Holliudy, série dirigida por Halder Gomes. Hoje Lucas é produtor de cinema e está produzindo seus próprios filmes.

