Alunos de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral participaram do evento promovido pela Junior Achievement Ceará
Mais de 2.300 alunos de 70 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) das cidades de Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Maranguape, Caucaia, Itaitinga, Pacatuba e Guaiúba participaram da Feira de Miniempresas 2023. A 16ª edição do evento aconteceu no North Shopping Fortaleza e Via Sul Shopping.
A Feira proporcionou aos estudantes a oportunidade de comercializar os produtos desenvolvidos por eles ao longo do 2º semestre de 2023, como parte da disciplina Jovem Empreendedor II. Entre os itens disponíveis estavam canetas personalizadas, chaveiros de resina, velas, aromatizadores de ambiente, hidratantes, luminárias, sabonetes artesanais, detergente, porta acessório, copos térmicos, bolsas de garrafa pet, gloss labial, entre outros.
A iniciativa não se limitou apenas aos participantes do Jovem Empreendedor II, pois 132 jovens do programa Empreendedor Criativo também se envolveram na Feira. Esse programa, realizado em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social do Ceará (SPS) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), oferece oportunidades de aprendizado prático sobre empreendedorismo para jovens a partir dos 15 anos que tenham concluído o ensino fundamental.
A Feira de Miniempresas é uma iniciativa da Junior Achievement Ceará e marca a fase final da trilha formativa do Jovem Empreendedor II, uma unidade curricular eletiva oferecida através de uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) para os alunos das EEMTI’s. Durante essa etapa, os estudantes criam uma empresa, desenvolvendo um plano de negócio baseado em conceitos reais de contabilidade, produção, administração e marketing adquiridos ao longo das aulas.
Sobre a JA Ceará
Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na capital e em todo Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental e médio.