Articulação da Prefeitura de Caucaia resultou em uma liminar da Justiça que obriga a Enel a manter equipes de plantão no município
As quedas de energia registradas no Ceará no período do Réveillon, que inclusive têm se repetido nos últimos dias, colocam o setor de bares e restaurantes em alerta para o Carnaval. Diante desse cenário, a Prefeitura de Caucaia, acaba de conseguir uma liminar da Justiça que obriga a Enel a manter equipes de plantão no município, para garantir possíveis reparos em tempo hábil, caso haja alguma interrupção no fornecimento de energia nestes dias, como aconteceu no último feriado, causando prejuízos ao setor.
A Abrasel exerceu uma força em prol do setor de alimentação fora do lar, alinhando seus interesses com os da Prefeitura de Caucaia para tentar evitar situações de queda, que resultaram em grande prejuízo, como no Réveillon, em Cumbuco. "A liminar obriga a Enel a manter uma quantidade adequada de equipes para atender aos estabelecimentos que, eventualmente, enfrentem a interrupção no fornecimento em um prazo máximo de até 2 horas. Em Fortaleza, por exemplo, esse procedimento já é padrão, no entanto, esse suporte não está sendo devidamente aplicado, tornando-nos suscetíveis", diz o presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto.
O presidente relata ainda que antes mesmo dos dias festivos, que deverão ter maior número de turistas nas cidades cearenses, os associados já têm relatado problemas com a instabilidade no fornecimento de energia.
Tiago Diógenes, proprietário do Grupo Menu Brands, enfrentou recentes contratempos em duas das quatro unidades de seu grupo. "Antes, ao recebermos notificações de desligamento, costumávamos alugar um gerador. Embora representasse um custo, conseguíamos manter as operações. Agora, não recebemos mais essas notificações e somos surpreendidos", lamenta o empresário. No mês passado, na unidade sul, ele enfrentou um desligamento não programado para manutenção de fios, resultando em um dia inteiro de inatividade. "No último dia 6, o incidente ocorreu na loja do bairro Parquelândia. Perdemos todos os alimentos destinados ao almoço, acarretando em prejuízo duplo: descarte dos alimentos e perda de faturamento”, conta.
Herbenia Lopes, líder da Abrasel Cumbuco, compartilha suas preocupações sobre a situação: "Estamos diante de uma expectativa significativa de público durante o Carnaval, e estamos igualmente apreensivos em relação ao fornecimento de energia. O Réveillon foi desastroso, recebemos vários relatos de associados, especialmente hotéis, onde os hóspedes ficaram mais de 24 horas sem energia, resultando em evasão". A empresária apela para que a Enel forneça um serviço de qualidade, permitindo que o setor de bares e restaurantes opere com tranquilidade.