Um bebê de apenas um mês de vida foi salvo por um guarda municipal neste fim de semana, no bairro Mondubim. A ação aconteceu no ultimo sábado (13/04), quando o agente Francisco Sá, que atua na Célula de Proteção Comunitária do Mondubim, estava em serviço e recebeu o pedido de uma mãe desesperada, pois a filha tinha se engasgado e estava desacordada.
Rapidamente, o guarda realizou a manobra de Heimlich (tração abdominal) no bebê e conseguiu salvá-lo. Após a desobstrução das vias respiratórias e a recuperação dos sinais vitais, o bebê do sexo feminino foi entregue à mãe. Em seguida, uma viatura da Guarda Municipal levou a mãe e a criança a uma uma unidade de saúde.
O atendimento pré-hospitalar é uma disciplina contínua dos agentes da Guarda Municipal de Fortaleza e permite o primeiro atendimento, antes do paciente ser levado a um serviço médico. A ação rápida pode evitar complicações e salvar vidas. A técnica da tração abdominal, conhecida como manobra de Heimlich, é um dos procedimentos que compõem o treinamento de todos os agentes da GMF, uma vez que o engasgo pode levar à morte.