"Promover o debate sobre investimento responsável é crucial. Instituições financeiras desempenham um papel vital nesse processo, respaldando projetos que não apenas beneficiam a economia, mas também fortalecem a reputação. Essas práticas impulsionam o desenvolvimento econômico, geram empregos, aprimoram a competitividade e fomentam a inclusão social, o crescimento local e a qualidade de vida. Investir em sustentabilidade hoje é construir um futuro seguro, alinhado às tendências globais", afirmou o presidente da AECIPP, Eduardo Amaral.
O evento foi dividido em duas mesas de discussão, ambas focadas em "Finanças Sustentáveis na Prática". A primeira contou com a participação do diretor de Recursos de Terceiros do BNB, Thiago Alves Nogueira, representando o presidente do Banco, Paulo Câmara, e a superintendente do BNB no Ceará, Eliane Brasil. A mediação ficou a cargo da diretora da Nexxi Assessoria Financeira, Cibele Gaspar. Eles destacaram os programas desenvolvidos pelo BNB ao longo de seus 72 anos de história, os quais proporcionam benefícios, incentivos e linhas de crédito para investimentos sustentáveis.
A segunda mesa trouxe à tona a importância das finanças verdes, com a palestra da head de ESG no BTG Pactual, Rafaella Dortas, e do sócio do BGT, Rogério Stallone. A mediação foi conduzida pelo sócio na Arêa Leão Consultoria Empresarial, Eliardo Vieira. Os palestrantes discutiram estratégias de capacitação, linhas de crédito e estímulos para empresas investirem em ESG, destacando o papel do BTG Pactual, o terceiro maior banco do país listado na B3, em valor de mercado.
Foto: Joaquim Saldanha.