Durante o feriadão da Semana Santa, 31 banhistas foram salvos de afogamentos no mar de Fortaleza


A Praia dos Havaizinho foi a área onde os guarda-vidas registraram o maior número de ocorrência

Durante o feriadão da Semana Santa, 31 vítimas de afogamentos foram salvas no mar na capital cearense. Os salvamentos foram feitos pela Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA), da Guarda Municipal de Fortaleza, entre os dias 28 e 31 de março, nas praias do Havaizinho, dos Crush e na Barra do Ceará.

Somente no domingo (31), foram registadas 28 ocorrências. A praia do Havaizinho foi a área com maior número de registros. As correntes de retorno provocaram o afogamento de 17 pessoas, entre adolescentes e jovens do gênero masculino e feminino. Os outros salvamentos foram na praia da Barra do Ceará, onde oito vidas foram salvas, e na Praia dos Crush, com três resgates registrados. 

Na última quinta-feira (28), duas ocorrências foram registradas, na sexta-feira (29), não houve ocorrências e, no sábado (30), uma ocorrência foi catalogada. Todas aconteceram na praia do Havaizinho. 

A Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) está distribuída em postos fixos em diversos pontos da orla fortalezense, como Barra do Ceará, Carapebas, Praia dos Crush, Jangada, Praia de Iracema, Ponta Mar e Náutico, de domingo a domingo, das 8 às 17 horas. Os agentes contam com equipamento específicos como flutuadores e nadadeiras e veículos marítimos e terrestres.

Especificamente na Praia do Hawaizinho, existe uma equipe em regime de plantão, composta por três guardas, todas as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 horas. 

A ISA orienta que antes de entrar no mar, o indicado é sempre buscar informações do local com os guarda-vidas da área. Os agentes passarão as dicas necessárias para um banho seguro e responsável, evitando que banhistas, tanto fortalezenses como turistas, sejam pegos por correntes de retorno e buracos no relevo submarino.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro