A data é comemorada em 8 de maio. Em 2024, Ceará já registra crescentes em áreas ligadas ao turismo
Nesta quarta-feira (8), será comemorado o Dia Nacional do Turismo, data oficializada em 2012, por meio da Lei Federal nº 12.625. No Ceará, o setor é um dos que mais contribuem para a economia do estado e, em 2024, já registra números recordes, superando até o período pré-pandemia, segundo dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).
A data simbólica tem como principal objetivo fomentar a promoção turística no país, conscientizando a população sobre as belezas naturais e culturais que formam toda uma experiência turística. Fernando Elpídio, mestre em Gestão de Produtos Turísticos e diretor da Nova Letra Eventos Criativos, explica que há três principais pilares da atividade turística: economia, estrutura e promoção.
"O estado do Ceará como um todo, tanto a capital, sertão, as regiões serranas e litoral possuem ambientes perfeitos para uma diversidade de experiências turísticas. Esse setor movimenta uma cadeia econômica imensa, que vai desde serviços de apoio ao visitante como hotéis, bares, restaurantes e transportes, até artesanato com feiras e produtos originais. A estrutura viária, segurança, limpeza e posicionamento de imagem também contam bastante para a atividade turística. Vale ressaltar que a promoção de eventos potencializa a vivência do viajante no destino, aumentando toda a bagagem de experiências como festivais culturais, atividades esportivas e gastronômicas que podem tornar a viagem inesquecível.", explicou Fernando Elpídio.
De acordo com dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), o Ceará já superou o período pré-pandemia em número de empresas prestadoras de serviços turísticos. Apenas no primeiro trimestre de 2024, foram 1.620 novos registros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O número é 99,26% maior que em 2019, antes da pandemia, e 37,8% maior em relação ao ano passado, quando registrou 1.176 novos cadastros.
Já de acordo com a Fraport Brasil, empresa administradora do Aeroporto Internacional de Fortaleza, o equipamento bateu recorde de voos internacionais também no primeiro trimestre de 2024. Foram mais de 100 mil passageiros, em cerca de 550 pousos e decolagens internacionais na capital cearense. Em 2023, durante o mesmo período, foram 66.311 passageiros.
“O turismo é uma grande indústria responsável pela geração de emprego, renda e oportunidades. No Ceará, essa atividade é beneficiada com uma infinidade de belezas naturais, que atraem turistas do mundo todo. No cenário internacional, além dos dados que celebramos no primeiro trimestre, a expectativa é que sigamos em crescimento, com novos voos para Orlando, aumento de frequências para Lisboa, Miami e Paris. Vale ressaltar que somos desafiados a mostrar ao mundo que todo o estado do Ceará tem potencial para atividade, por isso investimentos em promoção e mantemos diálogo com companhias aéreas para facilitar o acesso do turista. Em julho, teremos o voo inédito para o aeroporto regional de Quixadá e, em fevereiro passado, conquistamos a frequência Juazeiro-Brasília”, destaca Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará.
Outro segmento que tem impulsionado a atividade no estado é o turismo dos ventos, com a predominância do kitesurf. A modalidade atrai turistas nacionais e estrangeiros interessados em praticar o esporte no litoral cearense. “Os bons ventos que sopram no litoral não movem apenas o esporte, mas também um poder de transformação social para as comunidades locais, que são impactadas de forma direta ou indiretamente”, frisa Yrwana. Ela cita como exemplo o caso de Camocim, no litoral oeste, que em um intervalo de quatro anos o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade teve uma expansão de 42%, segundo dados do IBGE, em decorrência da expressiva chegada de turistas com foco na prática do kitesurf.
História
A comemoração do Dia Nacional do Turismo faz alusão ao dia 08 de maio de 1916, quando as Cataratas do Iguaçu foram desapropriadas e declaradas de utilidade pública. Isso resultou na criação do Parque Nacional do Iguaçu, um dos destinos mais visitados do país e uma das sete Maravilhas da Natureza.