Por Carlos Sanches, Diretor de negócios de grãos e fibras da Netafim
Como Diretor de Negócios de Grãos e Fibras da Netafim, tive o privilégio de participar de um encontro importante nesta quinta-feira (09/05) no Mato Grosso. Fomos, eu e um representantes da Lindsay Corporation, recebidos pelo Governador do Estado do Mato Grosso, Mauro Mendes e os secretários-adjuntos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Eulália Oliveira e Anderson Lombardi, e o presidente da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Hugo Garcia, Alfranio Migliari, Executivo da Aprofir e Rodrigo Borges, responsável técnico da Aprofir e proprietário da Águia Irrigação.
O encontro foi uma oportunidade única para discutir os desafios e oportunidades da agricultura irrigada no Estado. A energia palpável de colaboração e determinação refletiu um objetivo comum: impulsionar o desenvolvimento econômico e social por meio da expansão da irrigação no Mato Grosso.
Já é sabido e a cada diálogo fica mais claro que a irrigação desempenha um papel fundamental no futuro da agricultura do Mato Grosso. Com apenas uma fração de seu vasto território atualmente irrigado, o Estado possui um potencial imenso a ser explorado. Hoje apenas 200 mil hectares de um potencial de 4 milhões são irrigados. No entanto, enfrentamos desafios significativos, como o processo burocrático de liberação de outorgas.
O compromisso demonstrado pelo Governador Mauro Mendes em simplificar e acelerar esse processo foi extremamente encorajador. Sua visão de transformar Mato Grosso em um campeão da produção agrícola, aliada ao reconhecimento da importância da irrigação para alcançar esse objetivo, inspirou os presentes.
Além disso, as discussões sobre os benefícios econômicos e ambientais da irrigação reforçam a minha convicção, e a de todos que participaram da agenda, de que estamos no caminho certo. A capacidade da irrigação de mitigar os riscos climáticos, aumentar a produtividade e gerar riqueza onde quer que seja aplicada é inegável.
Olhando para o futuro, vejo um horizonte repleto de oportunidades para a Netafim e outras empresas do setor. Como líder mundial em soluções de irrigação, estamos bem posicionados para desempenhar um papel importante nesse processo de transformação. Nossas tecnologias inovadoras de irrigação por gotejamento têm o potencial não apenas de aumentar a produtividade agrícola, mas também de conservar recursos hídricos preciosos e promover o desenvolvimento sustentável.
Em última análise, saí do encontro em Mato Grosso com uma sensação renovada de otimismo e determinação. Estamos diante de uma oportunidade única de impulsionar o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais em todo aquele Estado. Com trabalho árduo, colaboração e inovação, estou confiante de que podemos transformar essa visão em realidade e criar um futuro mais próspero para todos os envolvidos.
Sobre a Netafim
Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há quase 60 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.