As mulheres horizontinas agora contam com um grande apoio: a Casa da Mulher Horizontina Profª Nágela Eduardo Alves. A inauguração do novo equipamento da Prefeitura de Horizonte, aconteceu nesta terça-feira (28/5).
A cerimônia contou com a presença da vice-governadora do Estado e secretária das Mulheres, Jade Romero e da deputada estadual e primeira-dama de Horizonte, Jô Farias, articuladora da iniciativa junto ao governo estadual, entre outras autoridades estaduais e municipais.
A Casa da Mulher Horizontina, a 11ª casa municipal do Ceará, oferece atendimento psicossocial e socioassistencial, apoio jurídico, cursos, palestras e serviços na área de saúde, oferecendo acolhimento e encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada. A iniciativa da gestão integra o Programa Ceará por Elas, do Governo do Ceará.
Jade Romero elogiou o esforço do município em prol das mulheres. “Para a gente, é motivo de muita alegria e de muita satisfação entregar um equipamento tão bem estruturado, com profissionais capacitados, pronto para acolher a quem precisa”, disse a vice-governadora.
Jô Farias não conseguiu esconder a emoção ao falar da inauguração do equipamento. “A gente precisa falar mais sobre violência contra a mulher porque um problema é que acontece e é recorrente. Estão matando as nossas mulheres só pelo fato de ser mulher. E evitar isto é responsabilidade de todos nós, não só do poder público, mas da sociedade. Porque aquela história de ‘entre briga de marido e mulher, não se mete a colher’, a gente mete a colher, sim”, declarou.
A ocasião também serviu para a entrega simbólica da viatura da Patrulha Maria da Penha, um serviço especializado de rondas e visitas para casos de violência contra a mulher, um kit Athena (composto por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, além do sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência), além da capacitação aos profissionais dos municípios, consultorias, dentre outras ações de apoio. “São equipamentos que vão auxiliar, e muito, a combater algo que não deveria nem existir”, sentenciou o prefeito Nezinho Farias.
Homenagens e saudade
O momento da inauguração foi também para recordação de Nágela, vítima de feminicídio em 2023. Alunos e colegas de trabalho levaram faixas e balões brancos em uma forma de demonstrar a saudade da professora. “Ela gostava de todo mundo, era super interativa com a gente. A Casa da Mulher na cidade ter o nome dela é uma linda homenagem”, disse o estudante Yarley Martins.
“Nossa família fica muito grata pela homenagem”, disse Cléber Eduardo, irmão de Nágela, que fez ainda um apelo: “Peço, em nome da minha irmã, que todas as autoridades punam os responsáveis por cometer este tipo de crime, pois só quem passa é quem sente. Não é fácil superar a dor, mas Deus é maior”.
Horário de funcionamento
A Casa da Mulher Horizontina Profª Nágela Eduardo Alves funciona na Rua Ernani Martins, 45, no bairro Diadema, e está aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.