Campanha de Solidariedade prevê impactar positivamente ao menos 25 cooperativas
São Paulo, maio de 2024 – Para apoiar os grupos de catadores (as) de materiais recicláveis afetados pelas chuvas que ocorrem no Rio Grande do Sul, o Grupo HEINEKEN, por meio do Instituto HEINEKEN, pilar social da companhia, une esforços com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e com a União Nacional dos Catadores (UNICATADORES) para a realização de uma campanha de solidariedade com foco nesses profissionais impactados no Rio Grande do Sul. A iniciativa colocará em prática um plano de ações emergenciais e estruturantes às cooperativas do estado.
Dividida em duas fases, a iniciativa irá impactar ao menos 25 cooperativas, cerca de 770 cooperados e 1.500 catadores de materiais recicláveis não cooperados. Nesse primeiro momento, o foco das ações será direcionado para o fornecimento de água potável, cartões vale-alimentação e a manutenção de renda dos beneficiados. Já as ações estruturantes - que devem ser iniciadas quando os níveis de água diminuírem - terão como foco a recuperação física das cooperativas, para que os membros possam voltar às atividades.
“Este é um momento de união de esforços para oferecer apoio essencial aos catadores e catadoras do Rio Grande do Sul, cujo objetivo é amenizar esse impacto extremo sofrido por essas famílias. Neste momento crucial, devemos estender nossa mão solidária. Vamos nos unir para apoiar os catadores e suas famílias, oferecendo assistência financeira, suprimentos básicos e todo o apoio necessário para reconstruir suas vidas”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.
A Campanha de Solidariedade aos Catadores e Catadoras do Rio Grande do Sul já está em andamento e, além do aporte já realizado pelas companhias parcerias, como o Instituto HEINEKEN, o público geral também pode contribuir, por meio da chave PIX solidariedadecatadores.rs@
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora. No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado CLASH’D. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
Sobre a ANCAT
Uma associação civil sem fins lucrativos formada por catadores e para os catadores de materiais recicláveis. Há mais de 20 anos, atua pelo avanço na profissionalização da categoria organizada em cooperativas e associações, além de contribuir para o trabalho de catadores que atuam nas ruas, aterros sanitários e em lixões no Brasil.
Protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas, a ANCAT tem promovido a economia circular inclusiva em todo o país, fortalecendo e ampliando a prestação de serviços dos catadores (as). E para isso, estabeleceu uma sólida área de projetos que atua sobre temas como: recuperação de embalagens, qualificação produtiva, gerenciamento de logística reversa, tecnologia, além de geração e organização de dados referentes ao setor.