Evento gratuito acontece de 18 a 22 de junho com mostra de espetáculos, performances cenas curtas, show musicais e uma feira criativa.
O Festival das Artes Cênicas (FAC) - Cena Ceará estreia nesta terça-feira (18) no município de Crato com espetáculos que mergulham nas raízes culturais e exaltam a ancestralidade do povo quilombola da região do Cariri cearense. O FAC acontece de 18 a 22 de junho com programação gratuita para o público. O evento contará com Mostra de Espetáculos, Performances, Cenas Curtas e terá apresentações no Centro Cultural do Cariri, Centro Cultural Banco do Nordeste e Sesc Crato.
O espetáculo que abre o festival é "Santos de Casa", da Cia. Alysson Amâncio. Com início às 20h30, no Centro Cultural do Cariri, a mostra é uma homenagem singela às culturas do Cariri, mais especificamente, as que são pertencentes ao chamado Triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), bem como às delícias e as agruras deste território tão rico também em outras áreas como belezas naturais e gastronomia.
O festival apresenta nesta noite de abertura, o Coletivo Avessos de Teatro, com a montagem "Casa de Folhas", que será encenado às 21h, no Pequeno Palco - Centro Cultural do Cariri. Proposto pela artista da cena, Faeina Jorge, em parceria com Andecieli Martins e colaboração da Mestra e tesouro vivo da cultura cearense Maria de Tiê Mestra Francisca, o espetáculo é resultado da pesquisa "Corpo Social que Transcende: Criação Cênica a partir da corporeidade feminina das catadoras de pequi do Cariri cearense.
A ideia e proposição do espetáculo é trazer também a plateia para dentro do quilombo, de forma lúdica, sensorial e acessível. Em formato de arena o público é chamado para dentro da cena, na roda de coco, com o cheiro da essência do pequi lançado no ar, com a distribuição da fruta para plateia que pode tocá-la, com a batida e vibração sonora do coco, possibilitando acesso para pessoas cegas, com baixa visão, surdas e ensurdecidas são, assim como as demais pessoas, conduzidas para o reencontro com a ancestralidade.