Especialista em carreira, Patricia Y. Agopian, pontua a importância de se desligar do trabalho durante as férias e explica o porquê muitos não conseguem
Não é de hoje que ouvimos que férias é sinônimo de descanso. Mas, para muitos executivos, hoje, essa não é uma realidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa global Dynata, 61% dos brasileiros ficam ainda mais estressados e ansiosos quando se desconectam do celular e do trabalho, e não conseguem relaxar durante as férias. A especialista em carreira, Patricia Y. Agopian, explica que o termo “Fear of Switching Off” significa medo de desligar, que é prevalente em ambientes de alta pressão, principalmente na era digital, onde a conectividade constante é quase que uma lei. “O motivo pelo qual muitos líderes não conseguem tirar férias não se resume apenas a desconectar, mas também à segurança que um líder tem de que sua equipe está operando de maneira autogerenciável e de alta performance. Se o líder não consegue desenvolver um time assim, ele fica preocupado durante suas férias, sabendo que precisa resolver problemas constantemente”.
Para a especialista, outro problema é quando toda a responsabilidade e a tomada de decisões recaem sobre o líder, tornando-o o centro de tudo. Embora alguns vejam isso como positivo para o ego, como a Patrícia explica, isso impede o avanço na carreira, pois o líder se torna essencial na execução e na área em que atua. “Quando um líder treina sua equipe, respeitando o nível de maturidade de cada membro, ele ganha liberdade para atuar estrategicamente e também para desfrutar de férias com tranquilidade, sabendo que há pessoas capacitadas para manter e até superar os resultados esperados durante sua ausência” ressalta Patricia, que é CEO da Bússola Executiva.
A importância das férias
A especialista em carreira fala da importância de se desligar para diminuir os níveis de estresse que normalmente a liderança é submetida diariamente. “A constante vigilância no whatsapp business e nos e-mails podem impedir que as pessoas relaxem e recarreguem as energias nas férias. É um momento que precisa ser dedicado ao ócio, aos passeios com os familiares, tudo isso gera bem-estar e trás qualidade para a vida”, ressalta Agopian, CEO da Bússola Executiva, escola online de aceleração de carreira.
Estratégias para melhorar a desconexão
A CEO da Bússola Executiva afirma que é possível e necessária essa desconexão do trabalho no período de férias e sugere que esses profissionais confiem tarefas a membros competentes de suas equipes para garantir o funcionamento do negócio ou do setor, sem necessariamente uma supervisão constante. A especialista diz que é preciso treinar bem o time, comunicar claramente o período de ausência e estabelecer o que constitui uma emergência. E principalmente desligar as notificações de e-mails, mensagens e aplicativos no celular.
Sobre Patrícia Y. Agopian:
Patrícia é referência como especialista em formação de carreira executiva, alta performance e em aceleração da jornada profissional. Com mais de 20 anos de atuação no mundo corporativo, já teve passagem por grandes empresas, como C&A, Centauro e Etna. Hoje, como CEO e fundadora à frente da escola on-line Bússola Executiva, já formou mais de 4 mil alunos que almejam um cargo em uma cadeira executiva. Com MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec, atua como palestrante e mentora de executivos e profissionais em busca ou que ocupam cargos de liderança.