Fortaleza Mais Segura: Guarda Municipal mantém abordagens preventivas no transporte público e ultrapassa mil ações




Em 50 dias, aproximadamente 22 mil pessoas foram abordadas nas blitze

Como parte do programa Fortaleza Mais Segura, a Guarda Municipal está realizando, desde o mês de junho, blitze com abordagens preventivas em pontos de embarque do transporte público, como estações e paradas de ônibus. Esta iniciativa conta com um efetivo de 392 guardas. O objetivo principal é prevenir crimes no transporte coletivo da Cidade.

Desde o início da operação, no dia 13 de junho, a Guarda Municipal realizou abordagem em mais de 1.090 veículos em diversos pontos de embarque do transporte público municipal, realizando revistas preventivas em 22 mil pessoas. As ações ocorreram em várias ruas e avenidas de grande fluxo de passageiros na Cidade, incluindo as avenidas Aguanambi, 13 de Maio, Frei Cirilo,  Leste-Oeste, Oliveira Paiva, Paulino Rocha, Borges de Melo, além dos BRTs do Bairro de Fátima e da Aguanambi. 

As localizações da blitze são definidas, estrategicamente, com base em dados e relatórios fornecidos pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que identificaram os pontos de ônibus e coletivos com maior incidência de riscos de assaltos na cidade.

"A Guarda Municipal está empenhada em oferecer o máximo de segurança aos usuários do transporte público. As blitzes são realizadas em locais estratégicos e em diversos horários. Os agentes entram nos ônibus e realizam revistas preventivas, podendo, conforme a situação, fazer uma inspeção mais detalhada. A ação tem sido muito bem recebida pelos passageiros", afirma o  comandante da Guarda Municipal de Fortaleza, inspetor Fábio Aquino. 

Inspetoria dos terminais

Por meio da Inspetoria dos Terminais (Iterm), a Guarda Municipal de Fortaleza atua com efetivo fixo de agentes de segurança distribuídos nos sete terminais de integração. A atuação ocorre por meio de patrulhamento a pé e com viaturas, no entorno e dentro dos terminais, 24 horas por dia, em regime de escala, por onde passam cerca de 550 mil passageiros diariamente.

De janeiro a julho deste ano, a inspetoria já somou mais de 1200 ações, sendo  em média mais de 700 permanências preventivas e operacionais,   110 prisões e conduções a delegacias, com autos de apreensão, registro de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e Boletins de Ocorrência (B.O), entre outras ocorrências diversas.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade