Palestra da Lanlink no Rio de Janeiro mostrou aplicações da IA que ajudam a aumentar produtividade
A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais integrada ao ambiente corporativo. Na pesquisa "IA em micro, pequenas e médias empresas: tendências, desafios e oportunidades", da Microsoft, 74% das companhias entrevistadas afirmou utilizar IA muitas vezes ou sempre – em uma proporção que é maior conforme aumenta o porte da empresa. Ainda de acordo com o estudo, os serviços mais utilizados são Armazenamento/Servidores em nuvem, Antivírus e Software para colaboração virtual. Atenta a isso a Lanlink, empresa integradora de tecnologia da informação com 35 anos de atividade no Brasil, vem orientando companhias e entes públicos dos mais diversos portes a aplicar soluções de IA voltadas ao aumento da produtividade.
O diretor da BU de Business Transformation da Lanlink, Sérgio Ricardo de Freitas, explica que o investimento em Inteligência Artificial pode ser um grande aliado para aumentar a produtividade. “O uso da IA proporciona mais eficiência e precisão no uso da tecnologia. Ela pode ajudar a reduzir custos, aumentar a satisfação do cliente e melhorar a tomada de decisões. Além disso, a IA pode fornecer uma vantagem competitiva e ajudar a empresa a se manter à frente da concorrência”, explica.
Há diversos fatores que definem o tipo de solução ou soluções aplicadas em cada cliente, como setor de atuação, tamanho, complexidade, orçamento disponível e experiência no uso da IA. Segundo Sérgio Ricardo de Freitas, os indicadores de produtividade que registram melhoria quando se utiliza a inteligência artificial são:
· Eficiência operacional;
· Precisão;
· Velocidade de processamento;
O diretor da BU de Business Transformation da Lanlink enumera ainda as principais aplicações da Inteligência Artificial no ambiente corporativo. São elas:
· Chatbots e assistentes virtuais, que usam o processamento de linguagem natural para interagir com os clientes, fornecedores, funcionários e parceiros, respondendo a dúvidas, fornecendo informações, realizando transações, etc.
· Recomendação de produtos e serviços, que usam algoritmos de aprendizado de máquina para analisar o perfil, o comportamento e as preferências dos consumidores, e oferecer as melhores opções de acordo com as suas necessidades e expectativas.
· Detecção de fraudes e anomalias, que usam técnicas de mineração de dados e análise preditiva para identificar padrões, tendências e desvios nos dados, e alertar sobre possíveis riscos, irregularidades ou atividades suspeitas.
· Otimização de processos e operações, que usam a inteligência artificial para automatizar, monitorar e melhorar o desempenho de atividades rotineiras, complexas ou críticas, como gestão de estoque, logística, produção, etc.
· Análise de sentimentos e emoções, que usam o reconhecimento de voz, de imagem e de vídeo para captar e interpretar as expressões, os gestos e os tons de voz das pessoas, e medir o seu nível de satisfação, engajamento, fidelidade, etc.
Palestra no RJ
O presidente da Lanlink, Charles Boris, e o coordenador da BU de Business Transformation, Antonio Guilherme Santos, estiveram no Rio de Janeiro na quarta-feira (21). Na ocasião, eles promoveram uma palestra para empresas e órgãos governamentais a fim de apresentar as principais tendências da IA Generativa no ambiente corporativo.
Sobre a Lanlink
A Lanlink, parceira Microsoft há mais de 30 anos e atua no mercado nacional há 35 anos, tem como objetivo contribuir com a competitividade e consequente sucesso de seus clientes, e conta com o apoio de mais de 1200 colaboradores, tendo sido eleita pela 7ª vez uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará pelo prêmio GPTW- Great Place to Work. Atua em todo território nacional com centenas de organizações públicas e privadas no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e garantindo a segurança nos processos corporativos. A Lanlink possui duas importantes certificações concedidas pela Microsoft: “AI and Machine Learning in Microsoft Azure” e “Azure Expert Managed Services Provider (MSP)”.
Saiba mais em:
https://www.linkedin.com/