À medida que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 avançam, o desempenho excepcional dos atletas é um testemunho de sua dedicação, treinamento rigoroso e preparação meticulosa. No entanto, a recuperação rápida e eficaz após competições intensas é igualmente crucial para manter o alto desempenho e prevenir lesões. Com isso em mente, Thaís Teles professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), apresenta recursos terapêuticos fundamentais para o bem-estar dos competidores.
“A crioterapia é um recurso amplamente utilizado, envolvendo a aplicação de gelo ou imersão em água fria para reduzir o processo inflamatório e a dor. O resfriamento dos tecidos corporais promove a vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo para as áreas lesionadas, ajudando a reduzir o edema e acelerar a recuperação”, destaca.
Outro recurso necessário é a terapia manual, conhecida como massagem esportiva, que não só alivia a tensão muscular, mas também melhora a circulação sanguínea, facilitando a remoção de toxinas acumuladas nos músculos. A massagem regular após a prática esportiva ajuda a prevenir lesões futuras e melhorar a mobilidade dos atletas.
“A fisioterapia também se apropria da terapia manual com a utilização da liberação miofascial, onde pressões específicas são aplicadas em pontos de tensão do corpo para liberar músculos e fáscia, tecido que envolve os músculos. Isso ajuda a restaurar a amplitude de movimento e a aliviar dores crônicas”, reforça.
Segundo Thaís, a eletroterapia, que envolve o uso de correntes elétricas é outro recurso valioso. “Pode ser eficaz na redução da dor, no aumento da circulação sanguínea e na promoção da cicatrização dos tecidos. O uso de dispositivos portáteis de estimulação elétrica permite que os atletas recebam tratamentos mesmo fora das instalações da fisioterapia”, destaca.
“Os alongamentos e os exercícios de mobilidade são cruciais para manter a flexibilidade e a função muscular. Frequentemente a fisioterapia atua com os atletas incluindo rotinas de alongamento personalizadas para prevenir encurtamento muscular e melhorar a percepção corporal promovendo movimentos mais amplos” acrescenta a professora.
A integração desses recursos permite que os atletas olímpicos mantenham seu desempenho em níveis satisfatórios durante as exigentes competições. Com o suporte de fisioterapeutas especializados e o uso de recursos de recuperação avançados, os atletas estão bem assistidos para enfrentar os desafios e continuar a brilhar no cenário esportivo mundial.
Sobre o curso de Fisioterapia da Unifametro
O curso oferece uma formação abrangente e atualizada para preparar profissionais capacitados a atuar na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de disfunções físicas e motoras. Com uma abordagem interdisciplinar e baseada em evidências científicas, os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos essenciais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o bem-estar dos pacientes.