A 14ª edição da Campanha Ônibus Encantado, promovida pela Federação dos Transportes (Fetrans), está arrecadando, até o próximo dia 23 de outubro, alimentos não perecíveis para a Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca) e o Lar Santa Mônica. A campanha acontece em alusão ao Dia das Crianças, comemorado em outubro, e tem como objetivo ajudar instituições de Fortaleza que beneficiem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com campanhas anuais de doações. Para contribuir, os interessados devem entregar os donativos na sede da Fetrans e do SEST SENAT Fortaleza, localizada na Rua Dona Leopoldina, nº 1050 – Centro.
Empresas do setor de transportes, sindicatos parceiros, colaboradores da Fetrans e do SEST SENAT também estão se mobilizando para reunir o maior montante possível de alimentos não perecíveis para a doação.
Instituições beneficiadas
A Edisca é uma organização educacional sem fins lucrativos, que desde 1991 tem como missão a promoção do desenvolvimento humano de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, residentes em comunidades que apresentam risco para a infância e a adolescência. Atualmente, acolhe 230 crianças e jovens, com idades entre 08 a 17 anos. Sua sede fica localizada no bairro Parque Manibura, em Manibura, em Fortaleza.
A Edisca tem consolidado a imagem de centro de formação de agentes culturais e construtora de espetáculos de Dança que a credenciaram a receber, em 2012, a Ordem do Mérito Cultural, maior comenda da Cultura do Brasil, concedida pelo Governo Federal. No entanto, o trabalho da Edisca ultrapassa a formação artística. Os programas e ações desenvolvidas abrangem o programa de Fortalecimento do Ensino Formal, projeto premiado pelo Banco de Tecnologias Sociais do Banco do Brasil, a articulação com escolas públicas e privadas, e capacitações para educadores da rede de ensino.
Outro projeto da instituição é o “A Vida é Feminina”, que possui foco no fortalecimento das mulheres, mães dos educandos, por meio da formação cidadã, capacitação profissional e geração de renda, honrado em 2012 com o Prêmio ODM, concedido pela Presidência da República. Na área de saúde, envolve ações curativas e, principalmente, preventivas, articuladas com um setor de psicologia que desenvolve atividades de educação para a cidadania e acesso a direitos.
Já o Lar Santa Mônica é a única entidade do Estado do Ceará a acolher meninas de 07 a 18 anos vítimas de abuso e exploração sexual. É um projeto social da Associação Beneficente dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza (Abarf), fundada pela Ordem dos Agostinianos Recoletos no ano 2007, organização de caráter internacional que promove projetos sociais e de desenvolvimento humano em 19 países.
Através do acolhimento de um processo de acompanhamento pessoal e comunitário, o Lar Santa Mônica reduz o risco social e familiar em que estão inseridas as vítimas de abuso/exploração sexual ou meninas em grave risco de padecê-lo, bem como protegê-las de outras situações de vulnerabilidade emergentes do contexto social, familiar e ambiental em que vivem, como a extrema pobreza, maus tratos psicológicos, etc.
Desde a inauguração, há mais de 12 anos, o Lar Santa Mônica tem acolhido mais de 200 crianças/adolescentes, podendo acolher no máximo 36 acolhidas ao mesmo tempo.
Além da doação
Além de incentivar a solidariedade durante a campanha, a Fetrans e o SEST SENAT Fortaleza realizarão, na sede da Federação, no dia 25 de outubro, uma tarde com diversas atividades lúdicas e educativas para 30 crianças da Edisca. Na ocasião, a Fetrans disponibilizará um ônibus para fazer o transporte dos participantes e fará a entrega das doações arrecadadas durante a campanha.