ONG recupera alimentos que perderam valor de mercado, mas que mantêm valor nutricional





Projeto prepara refeições vegetarianas completas e distribui 26 toneladas de alimentos por mês em várias cidades do Brasil

 

O GoodTruck Brasil, ONG atua no combate à fome e a insegurança alimentar, está transformando a maneira de lidar com o desperdício de alimentos. A organização recupera hortifrutis não vendidos e alimentos industrializados que estão próximos da data de vencimento, de supermercados parceiros. A ação é feita por meio do programa Logística do Bem e os kits de alimentos são destinados de três a quatro vezes por semana para moradores de comunidade vulneráveis.

 

Como "moeda de troca", as pessoas se comprometem a participar mensalmente das oficinas sobre alimentação saudável, nutrição e saúde. Além de evitar que toneladas de comida vão parar no lixo, a ONG dissemina conteúdos nutricionais para aqueles que têm pouco (ou nenhum) acesso a esse tipo de informação. “Nosso trabalho é garantir que alimentos bons não sejam desperdiçados. Cada refeição que preparamos é uma oportunidade de nutrir alguém e reduzir o impacto ambiental do desperdício de alimentos,” afirma Renata Gonçalves, Presidente do GoodTruck Brasil.

 

As refeições preparadas são totalmente vegetarianas, sem nenhum tipo de alimento de origem animal. Cada refeição é composta por um grupo de carboidratos, um grupo de proteínas e um grupo de vegetais. Além disso, a ONG oferece atendimento nutricional para garantir que as necessidades alimentares das comunidades atendidas sejam plenamente supridas.

 

Em média, o GoodTruck distribui 26 toneladas de alimentos por mês. O processo começa com uma análise dos alimentos doados pelos parceiros, a partir desses alimentos, o cardápio é definido. Em algumas unidades, como na de Juiz de Fora, em Minas Gerais, um cardápio é estabelecido e uma captação é realizada para obter os alimentos necessários. Caso não haja doações suficientes, a GoodTruck compra os alimentos para a ação. Confira alguns exemplos de cardápios elaborados para a preparação dos kits:

 

  • Arroz com lentilha, bolinhos de feijão, farofa com lascas de casca de abóbora e ensopado de legumes;
  • Arroz, feijão, angu, couve e bolonhesa com proteína de soja;
  • Macarrão com molho de tomate e legumes;
  • Arroz, feijão carioca com farinha e macarrão.

 

No último mês de junho, os alimentos mais doados foram abobrinha, alface, banana, limão, laranja, mexerica e tomate. Em maio, os destaques foram alface, banana, cenoura, limão e tomate. “Um dos nossos maiores focos, quando falamos em atividades que envolvem a nutrição, é a disseminação de informação. É através do processo educativo que se muda parte de um cenário”, afirma Rafaela Giovannetti, nutricionista do GoodTruck Brasil. 

 

“Apenas sabendo que podemos utilizar as aparas, cascas, ou mesmo o alimento inteiro, é que podemos incorporar em novas receitas e sermos nutridos de vitaminas e minerais que antes descartávamos”, explica. Ela cita como exemplo, a casca da banana, o talo da couve, as sementes da abóbora, entre outras possibilidades.

 

Além do Logística do Bem, dentro do GoodTruck existe o projeto Saberes e Sabores, iniciativa de educação nutricional que visa promover uma alimentação saudável e equilibrada, além de melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas. Por meio de conteúdos elaborados por voluntários, a comunidade recebe informações sobre a qualidade nutricional dos alimentos, dicas para fazer escolhas alimentares mais saudáveis, métodos de conservação dos alimentos e o uso integral deles.

 

A ONG continua a expandir suas atividades, conectando empresas e voluntários a grandes causas, e promovendo a conscientização sobre a importância da alimentação saudável e do combate ao desperdício alimentar. Para mais informações sobre como contribuir ou se voluntariar acesse o site do projeto ou o perfil oficial no Instagram: @goodtruckbrasil.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade