Programando e Aprendendo com Ação inicia novas turmas em Maracanaú




O projeto Programando e Aprendendo com Ação já deu início às aulas da nova edição do projeto. A primeira escola a iniciar as novas turmas foi a EMEIEF Rachel de Queiroz, no Jereissati II. Já estão confirmadas turmas do projeto na EMEF Estudante Ana Beatriz Macedo Tavares Marques, Centro de Convivência Social do Timbó, Fundação Ana Lima e Projeto Alvorecer. O projeto é gratuito e promove o desenvolvimento tecnológico e social de jovens entre 8 e 17 anos, trabalhando habilidades como programação, robótica, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe.


O programa é voltado para crianças e adolescentes que estudam nas escolas parceiras do projeto, da rede pública de ensino municipal de Maracanaú e prioriza alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 


A estimativa é de que 800 alunos sejam formados nesta edição do projeto. Desde 2015, o Programando e Aprendendo já formou 3060 alunos em Maracanaú, proporcionando oportunidades significativas de crescimento pessoal e acadêmico. 


São oferecidos cursos nas seguintes áreas:


● Lógica de Programação e Pensamento Computacional

● Desenvolvimento de Jogos Digitais

● Desenvolvimento de Aplicativos

● Criação de Animações em Pixel Art

● Robótica Básica


Com uma carga horária total de 60 horas, o projeto combina aulas presenciais com atividades complementares. Temáticas adicionais, como Cyberbullying e Ética Digital, Xadrez e sua relação com a Matemática, e Educação Financeira, também são abordadas. 


O coordenador do projeto, Fernando Fasti, destaca a importância dessa iniciativa: "O objetivo do projeto é o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e sociais de crianças e adolescentes, por meio do ensino da lógica de programação e robótica, utilizando uma metodologia lúdica e divertida. Com isso, nossos alunos se preparam para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico desenvolvendo competências técnicas, sociais e emocionais que são fundamentos básicos no universo da cultura digital".


O Programando e Aprendendo com Ação é realizado pelo Instituto Idear em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA). Esta edição do projeto é apresentada pelo Nubank e é patrocinada pela Jacto, contando com apoio de Grupo Lunelli, Sumitomo Chemical, Ancar Ivanhoe e Gerdau. 

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