Romarias de São Francisco iniciam em Canindé com apoio logístico do poder público




Canindé se prepara para mais uma edição das tradicionais Romarias de São Francisco, que iniciam nesta terça-feira, 24 de setembro. Com o tema “As Chagas de Cristo presentes em São Francisco e na vida do povo”, a festa atrai milhares de romeiros de diversas partes do Brasil. A programação inclui missas, procissões, novenas, além de apresentações artísticas que enaltecem a tradição franciscana. 

A grande expectativa fica por conta da tradicional procissão no dia 4 de outubro, reunindo devotos que percorrem o corredor religioso da cidade.


Para garantir a segurança e o conforto dos romeiros, a Prefeitura Municipal de Canindé, em parceria com órgãos estaduais e federais, preparou um grande esquema de apoio logístico. Serão disponibilizados:

  • Infraestrutura: ampliação da rede de água e esgoto, melhoria da iluminação pública, limpeza urbana intensificada e instalação de banheiros químicos em pontos estratégicos;

  • Trânsito: implantação de rotas alternativas, sinalização especial, reforço no policiamento e organização do estacionamento;

  • Saúde: postos de atendimento médico e odontológico 24 horas, ambulâncias e equipes de socorro;

  • Segurança: intensificação do patrulhamento policial, monitoramento por câmeras e ações preventivas contra crimes;

  • Serviços: distribuição de água potável, coleta de lixo constante e disponibilização de áreas de descanso.

“As romarias são um momento de fé, devoção e encontro para milhares de pessoas. A Prefeitura está empenhada em oferecer toda a estrutura necessária para os romeiros poderem participar dessa festa com tranquilidade e segurança”, afirmou a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes.


Relíquia de São Francisco de Assis virá a Canindé


Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, na edição deste ano, uma relíquia de São Francisco de Assis será levada a Canindé. Virá da Itália um pedaço das vestes usadas pelo religioso, um dos santos mais venerados da Igreja Católica, que viveu entre os séculos 11 e 12. A relíquia será apresentada aos católicos pelos dois frades do Monte Alverne, oriundos da Itália. 


Para a Igreja Católica, relíquias são fragmentos do corpo de um santo, geralmente dos ossos, objetos de seu uso pessoal ou que tenham sido tocados por ele. 


Outra novidade anunciada para a celebração deste ano é a presença do Frei Massimo Fusarelli, o 121º Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores na linha sucessória de São Francisco de Assis, que coordena os frades menores em 119 países.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade