7º Prêmio Academia Assaí destinou mais de R$ 1,3 milhão em apoio financeiro, liberando e impulsionando micro e pequenos negócios de todo o Brasil
Instituto Assaí encerra 7ª edição do Prêmio Academia Assaí com vencedores(as) do Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco e São Paulo (Foto: Divulgação Instituto Assaí)
Ceará, outubro de 2024 – Um dia de reuniões, sonhos realizados e transformação. Assim foi a final da 7ª edição do Prêmio Academia Assaí, promovida nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Assaí , organização responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista . No evento, o cearense Luís Daniel, de Fortaleza, foi premiado na categoria Inovação , com sua marca Eiita Dindin Gourmet, onde compete com mais 30 participantes de todo o país.
A Eiita Dindin Gourmet garantiu o prêmio de Inovação pela diversidade de sabores oferecidos. Os dindins vão desde os sabores clássicos de brigadeiro e coco a uma linha Fit, sem adição de açúcar ou lactose, além de uma linha exclusiva para pets, com ingredientes naturais. A marca surgiu em 2018, como uma alternativa para Daniel conseguir empreender e trabalhar por conta própria. Ele começou vendendo poucas unidades, em uma praça próxima a sua residência e logo viu seu negócio se expandir.
Com o prêmio, Daniel pretende investir em seu empreendimento para dar um pontapé em seus projetos. Ele afirma, ainda, que a vitória tem impactado positivamente no seu relacionamento com os clientes. “Tudo aquilo que nós vivemos foi algo inesquecível. Cada momento foi único e cada novo aprendizado foi grandioso também. Já me achei achando um vitorioso, o prêmio foi apenas a confirmação de que nada foi em e que valeu estar ali para ter a certeza de dever cumprido” , pontua.
ETAPA FINAL
O evento, realizado na sede do Assaí Atacadista, em São Paulo, foi marcado por tradições ancestrais. Trinta vencedores regionais de todo o Brasil subiram ao palco para compartilhar suas trajetórias e apresentar a força de seus negócios a uma banca de especialistas. No total, três microempreendedores(as), respectivamente de Pernambuco, São Paulo e Bahia, foram coroados como os destaques nacionais nas categorias Vendas por Encomenda , Vendas Ponto Fixo e Vendedor Ambulante , recebendo um prêmio de R$ 15 mil cada. Além disso, outros três negócios se destacaram nas categorias especiais de Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia , recebendo um prêmio de R$ 5 mil cada – incluindo o cearense Daniel, além dos vencedores da Bahia e do Amazonas, respectivamente.
A banca de jurados(as) foi composta por lideranças do Instituto Assaí e de seu Conselho Deliberativo e das organizações Aliança Empreendedora e Preta Hub.
A edição deste ano contou com mais de 11 mil empreendedores(as) inscritos de todas as regiões do país. Entre os finalistas, 83% se autodeclararam pretos ou pardos, e 66% são mulheres pretas , o que reforça o compromisso do Prêmio com a promoção da inclusão e diversidade.
Entre abril e outubro de 2024, o Prêmio distribuiu mais de R$ 1,3 milhão em prêmios. Os(as) 30 vencedores regionais, sendo seis por região e dois por cada categoria, receberam R$ 5 mil em dinheiro, R$ 500 em vale-compras no Assaí, um smartphone, assessoria individual para seus negócios e uma viagem a São Paulo para participar de uma semana de capacitação presencial para a final nacional. Durante a formação em São Paulo, os(as) empreendedores(as) tiveram experiências transformadoras, atividades de aprendizagem e autoconhecimento, incluindo aulas sobre Gestão Financeira na Bolsa de Valores B3 e, também, de Marketing & Vendas na sede do iFood, além de técnicas de aprimoramento do comportamento empreendedor.
CONHEÇA OS(AS) VENCEDORES(AS) POR CATEGORIA: Na categoria Vendedor(a) Ambulante , com destaque para Vanessa Mara da Cruz Borges, de Salvador, Bahia. Fundadora da marca “Cacau Crioula” , Vanessa mistura ingredientes, culturas e sabores únicos, como o seu famoso brownie de gengibre com dendê. Na categoria Vendas por Encomenda , o destaque foi Ângela Patrícia da Silva, de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, com sua confeitaria artística especializada em suspiros. Ângela cria torres de suspiros recheados e planeja usar o prêmio para expandir seus negócios, enviando seus produtos para outros estados e ministrando cursos presenciais e online. O destaque na categoria Vendas Ponto Fixo foi Fabiana de Aquino Magalhães Ramalho, da Zona Norte de São Paulo. Há 8 anos, Fabiana abriu a loja física "Bolos Artesanais Fabi" , que hoje é conhecida pelo melhor bolo da região, eleita por votação popular. Fabiana participou como mentoras do Prêmio Academia Assaí para ajudar a definir sua persona e lançar um novo produto, totalmente alinhado ao público identificado durante o processo.
OUTRAS CATEGORIAS
Além da categoria Inovação , Luís Daniel da Silva, de Fortaleza (CE), foi destaque com a marca Eiita Dindin Gourmet . Foram premiados também: na categoria Sustentabilidade , Jamile Gonçalves dos Santos, da Cores e Sabores de Jaguaripe, na Bahia, foi reconhecida por seu trabalho junto aos(às) produtores(as) de mariscos locais e na categoria Tecnologia , Tailana Fonseca Ordones, da Taila Fonseca Confeitaria , de Manaus (AM), utiliza o Instagram para investidores as vendas do seu brownie redondo exclusivo, conquistando o público manauara.
Nessas categorias especiais, cada um(a) dos(as) premiado(as) levou para casa R$ 5 mil como reconhecimento por seu destaque. Os prêmios foram cumulativos, e pelas etapas anteriores, os 30 vencedores regionais já receberam R$ 5 mil em dinheiro e R$ 500 em vale-compras nas lojas Assaí, além de um smartphone e assessoria individual para transferência de seus negócios.
Sobre o Instituto Assaí
O Instituto Assaí é uma organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em ações sociais, e tem como objetivo promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Mais informações: https://institutoassai.org.br/