Guarda Municipal de Fortaleza realizou cerca de 250 resgates de banhistas neste ano





Equipes da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) atuam na orla da Barra do Ceará ao Náutico


A Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza realizou, entre janeiro e outubro de 2024, cerca de 249 resgates de banhistas em risco de afogamento nas praias da capital cearense. A atuação dos profissionais durante o período, que inclui as férias escolares, garante mais segurança em pontos como Barra do Ceará, Carapebas, Hawaizinho, Praia do Crush, Jangada, Praia de Iracema, Beira Mar e Náutico.


A ISA também atua de forma preventiva orientando cearenses e turistas sobre práticas seguras no mar. As equipes estão distribuídas em postos fixos, que vão da Barra do Ceará ao Mucuripe, funcionando diariamente das 8h às 17h.


O inspetor Anísio, comandante da ISA, reforça a importância da atenção nas praias: "É fundamental que os banhistas respeitem as sinalizações e evitem nadar em áreas de correnteza. Sempre procurem um posto de guarda-vidas antes de entrar no mar para se informarem sobre as condições de segurança."


Equipamentos de última geração


Para garantir a eficácia nas operações, a ISA conta com um conjunto de equipamentos, incluindo três motos aquáticas, veículos 4x4 (modelo pick-up) e quadriciclos. Além disso, os profissionais utilizam binóculos, flutuadores pranchões, nadadeiras e coletes salva-vidas, permitindo uma rápida resposta em situações de emergência.


Os guarda-vidas recebem uma formação rigorosa para operar os veículos e equipamentos de resgate. A capacitação, oferecida pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Ceará, inclui 40 horas-aula, com treinamento prático em embarcações e motos aquáticas. Durante o curso, os profissionais aprendem sobre legislação de tráfego aquaviário, manobras de embarcações, segurança na navegação e técnicas de sobrevivência e comunicação. O treinamento também inclui conhecimentos sobre estabilidade, meteorologia, motores propulsores, primeiros socorros e combate a incêndios em embarcações.


Inspetoria de Salvamento Aquático


Com o alto volume de banhistas nas praias de Fortaleza, especialmente durante a alta temporada, a ISA conta com 75 agentes realizando ações de prevenção e resgates na Orla de Fortaleza proporcionando um banho de mar seguro para os fortalezenses e turistas.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade