O longa-metragem cearense do cineasta Bruno Albuquerque foi escolhido entre as 568 inscrições de obras de 31 países
O longa-metragem "O Código Cicada", dirigido pelo cineasta cearense Bruno Albuquerque, recebeu menção honrosa na terceira edição do Sinistro Fest – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará. O evento, que aconteceu entre os dias 7 e 13 de outubro no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, marcou a estreia internacional do primeiro filme do diretor, que também é sua cidade natal. No encerramento do festival, o filme foi selecionado para o “Rio Fantastik 2024”, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 21/11 e 25/11.
Bruno Albuquerque é um cineasta independente e produtor audiovisual com 10 anos de experiência. É sócio-proprietário da produtora SCREEN Filmes/SB Cinema. Bruno já dirigiu cinco curtas-metragens, incluindo um no Canadá, em inglês. Atualmente está na direção de seu primeiro longa, "O Código Cicada". O filme, que está proximo do seu lançamento oficial, promete trazer à tona temas contemporâneos através de uma narrativa envolvente e visual impactante. “Foi uma grande honra ver o filme estreando no Sinistro Fest, especialmente aqui em Fortaleza, minha cidade natal. Ter meu primeiro longa selecionado para um festival tão importante e reconhecido no cenário internacional do cinema fantástico é um sonho realizado. Estou ansioso para compartilhar essa história com o público e, quem sabe, inspirar novas reflexões sobre liberdade. E agora, o filme vai estreiar no Rio de Janeiro. Estou bastante feliz com a repercussão” afirma Bruno. O projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Lei nº 18.012 de 1º de abril de 2022.
SINOPSE DO FILME
Em um Brasil tomado por um novo regime ditatorial, Íris, uma jovem hacker cujo pai foi levado como preso político, descobre um desafio online de uma organização secreta conhecida como 'Cicada'. Ao aceitar o desafio, Íris embarca em uma jornada que pode mudar o destino do país e revelar o que realmente aconteceu com seu pai." O longa mistura suspense e ficção científica, abordando questões de liberdade em meio a um regime opressor.
SINISTRO FEST: UMA VITRINE DO CINEMA FANTÁSTICO
O Sinistro Fest é um festival dedicado ao cinema fantástico, com exibições que vão desde filmes de fantasia até produções de terror e ficção científica. Nesta edição, o festival recebeu 568 inscrições de 31 países, com 79 filmes selecionados para mostras competitivas e exibições especiais. Entre os longas-metragens brasileiros, além de "O Código Cicada", estão "Histórias Estranhas II", "Atmosfera" e "Amado Pai".
A programação internacional inclui filmes de países como Itália, Espanha, Rússia, Bélgica, Alemanha e Japão. Destaque para "Los Ojos del Abismo" (Argentina) e "The Beast Hand" (Japão), ambos estreando mundialmente durante o festival.
UM EVENTO DE PESO NO CENÁRIO CULTURAL
O Sinistro Fest tem se consolidado como um dos principais eventos do gênero no Brasil. Além das exibições de filmes, o festival promove oficinas, rodas de conversa e uma feira de economia criativa, reunindo diretores, produtores, atores e amantes do cinema fantástico.
O festival é promovido pelo Ministério da Cultura e KW1 Filmes, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta ainda com o apoio institucional do Cineteatro São Luiz e da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
Foto: Ted Calango Cinematográfica