Fortaleza, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral vão receber a programação do festival, com espetáculos entre 1° e 15 de novembro. Acesso gratuito.
Banda de rap O Cheiro do Queijo faz show na festa de 10 anos do festival, dia 5, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Foto: Ana Raquel)
O Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC está de volta! De 1° a 15 de novembro acontece o Segundo Circuito da edição comemorativa de 10 anos, com espetáculos em cinco cidades, com acesso gratuito.
SEGUNDO CIRCUITO - Depois de realizar o Circuito Leste entre julho e agosto, que passou por Jaguaribe, Quixeré, Aquiraz e Canoa Quebrada, em Aracati, no Litoral Leste, e Jijoca de Jericoacoara, na Costa do Sol Poente, de 1° a 15 de novembro acontece o Segundo Circuito do 10° FICC, passando por praças e equipamentos públicos de Fortaleza (1° a 5), Aquiraz (6), São Gonçalo do Amarante (8), Paracuru (9 e 10), Itapipoca (11 a 14) e Sobral (15).
LONA ABERTA - No dia 20, o Programa Lona Aberta, do FICC, estará em cinco circos de lona cearenses também com apresentações gratuitas. São eles: Circo do Palhaço Soneca (Itapipoca), Circo do Pica-Pau (Aracati), Circo do Palhaço Palito (Fortaleza), América Circo (Fortaleza) e Circo Seven Brothers (Itaitinga).
CIRCUITO PARALELO - Além da programação do Segundo Circuito e do Programa Lona Aberta, haverá o Circuito Paralelo com programação em rede com equipamentos culturais e festivais em cinco cidades: Fortaleza (Dias 3, 10 e 24), Maracanaú (8), Sobral e Trairi (16) e Juazeiro do Norte (22 e 23).
LUZ NO PICADEIRO - E como eixo de formação e informação, o Programa Luz no Picadeiro, do Festival de Circo, conta com oficinas, residências, seminários e encontros, com o objetivo preservar e difundir o saber circense. Essas atividades são voltadas para inscritos.
Todos os detalhes da programação artística e formativa estão disponíveis no site www.festivaldecircoceara.com.
O Festival Internacional de Circo do Ceará nasceu em 2014 com o objetivo de promover e preservar a rica tradição circense. A cada edição, o FICC oferece uma gama de atividades para estimular a produção e a inovação no campo de produtos culturais, proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional e cultural para artistas e comunidades.
O FICC celebra a arte circense em todas as suas formas e manifestações, em picadeiros, palcos e praças de diversas cidades, colocando, definitivamente, o Ceará no circuito dos grandes festivais do gênero do mundo, sendo, desde então, uma plataforma vital para o crescimento e a promoção do circo, tanto no Ceará como no Brasil. O FICC integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará - Rede FACE.
Saiba onde e quando acontece o 10° FICC em cada cidade e confira alguns os destaques:
FORTALEZA
Abertura Oficial
A abertura do Segundo Circuito do FICC será no Theatro José de Alencar, no dia 1° de novembro (sexta-feira), com apresentações a partir das 16h. O Cerimonial de Abertura será às 18h30, com celebração uma década de festival e homenagem às famílias tradicionais circenses cearenses, representadas pela família Brasil - José Brasil (Mestre Palhaço Pimenta), Mestre Círio Brasil, Wanderson Brasil (Baratinha) -, uma das responsáveis por construir e preservar essa rica tradição em nosso Estado. Estenderemos também a homenagem a personalidades e instituições que contribuíram de forma inestimável para o circo cearense. E às 19h30, a Compagnie ZeC, da França, apresenta “Seguime”.
Comemoração dos 10 anos do FICC
No Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro (terça-feira), o Centro Cultural Banco do Nordeste será palco da comemoração de uma década do festival. Às 19h será lançado o livro “Festival Internacional de Circo do Ceará - 10 anos: Um tempo para falar de circo”. E na sequência, festa com shows “Sound Circo” da banda de Rap O Cheiro do Queijo e “Baile da Zefinha” da Banda Dona Zefinha, ambos do Ceará.
ONDE E QUANDO:
Dia 1° de novembro (sexta-feira) - ABERTURA - às 16h - Local: Theatro José de Alencar
Dia 2 (sábado) - às 17h - Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar
Dia 3 (domingo) - CIRCUITO PARALELO - 10h - Local: Estação das Artes
Dia 3 (domingo) - às 17h - Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar
Dia 4 (segunda-feira) - às 19h - Local: Escola Pública de Circo da Vila das Artes
Dia 5 (terça-feira) - COMEMORAÇÃO 10 ANOS DO FICC - às 19h - Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
Dia 10 (domingo) - CIRCUITO PARALELO - 15h - Local: Bece
Dia 20 (quarta-feira) - PROGRAMA LONA ABERTA - 17h - Local: Circo do Palhaço Palito
Dia 20 (quarta-feira) - PROGRAMA LONA ABERTA - 17h - Local: América Circo
Dia 24 (domingo) - CIRCUITO PARALELO - 10h - Local: Estação das Artes
AQUIRAZ
Dia 6 na Praça da Cultura
No dia 6, o 1° FICC chega à Praça da Cultura, em Aquiraz, com artistas nacionais, de Tocantins, Paraná e São Paulo, e internacionais, da Argentina e da Colômbia. Entre as atrações está o Latin Duo, da Argentina, com “Se desconcierta el concierto”.
ONDE E QUANDO:
Dia 6 (quarta-feira) - às 19h - Local: Praça da Cultura
SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Dia 8, Matinê em escola
Uma matinê na Escola de Ensino Fundamental Adelino Alcântara Filho vai marcar a programação do Festival de Circo em São Gonçalo do Amarante. São atrações na cidade, a Cia. Tita8lou, da Suíça, com o espetáculo “Kalabazi”, e Circo Puntino, da Itália, com “CIRCO PUNTINO'S Great Circus Show”.
ONDE E QUANDO:
Dia 8 (sexta-feira) - às 13h - Local: Escola de Ensino Fundamental Adelino Alcântara Filho
MARACANAÚ
Circuito Paralelo do Festival de Circo
No circuito paralelo do Festival de Circo, tem “Mama Pulpo”, espetáculo de Muruya, da Argentina, na sexta-feira, dia 8, na Praça da Mucunã, em Maracanaú.
ONDE E QUANDO:
Dia 8 (sexta-feira) - CIRCUITO PARALELO - 19h - Local: Praça da Mucunã - Maracanaú
PARACURU
Fim de semana em Paracuru
O festival promete muita diversão no fim de semana, dias 9 e 10 (sábado e domingo) em Paracuru, às 18h, no Anfiteatro da Praça do Farol, e às 20h, na Praça de Eventos. Nos picadeiros do FICC na cidade, vão se apresentar, entre outros, Street Circus Breaking - Conexão Break (Ceará), El vuelo del cheje - Culebras Colectivo (Argentina) e Duo de Faixas – Companhia Gravitá (São Paulo).
ONDE E QUANDO:
Dia 9 (sábado) - às 18h - Local: Praça do Farol
Dia 9 (sábado) - às 20h - Local: Praça de Eventos
Dia 10 (domingo) - às 18h - Local: Praça do Farol
Dia 10 (domingo) - às 20h - Local: Praça de Eventos
ITAPIPOCA
Quatro dias de Festival em Itapipoca
De segunda a quinta-feira (11 a 14) o Festival de Circo estará em Itapipoca, com espetáculos para público de todas as idades. Segunda-feira na Praça do Três Climas, terça e quarta na Praça Perilo Teixeira e na quinta-feira, uma aula-espetáculo na Escola Maria Nice Teixeira Barroso. Entre as atrações, “La Band’AnimaL”, de Paula Malik (Colômbia), “Cilindro Japonês”, de Wanderson Brasil (Ceará) e Família Montes Moraes, do Rio de Janeiro, com o espetáculo “Quick Change”.
ONDE E QUANDO:
Dia 11 (segunda-feira) - 20h - Local: Praça dos Três Climas
Dia 12 (terça-feira) - 20h - Local: Praça Perilo Teixeira
Dia 13 (quarta-feira) - 20h - Local: Praça Perilo Teixeira
Dia 14 (quinta-feira) - 16h - Local: E.E.B.Maria Nice Teixeira Barroso
Dia 20 (quarta-feira) - PROGRAMA LONA ABERTA - 17h - Local: Circo do Palhaço Soneca
SOBRAL
Festival de Circo na sexta-feira (15) em Sobral
A Margem Esquerda do Rio Acaraú vai irradiar diversão na noite de sexta-feira, 15 de novembro, com a programação do Festival Internacional de Circo do Ceará, a partir das 19h, na Concha Acústica. Entre as atrações, “Kalabazi”, da Cia. Tita8lou (Suíça), “Rascunho 37”, da Companhia Gravitá (São Paulo) e “Aimoko”, de Aimé Morales (Espanha).
ONDE E QUANDO:
Dia 15 (sexta-feira) - 19h - Local: Concha Acústica da Margem Esquerda
Dia 16 (sábado) - CIRCUITO PARALELO - 18h - Local: Teatro SESC Sobral
TRAIRI
Circuito Paralelo do FICC em Trairi
Como parte do Circuito Paralelo, o Festival Internacional de Circo do Ceará estará também no dia 16 de novembro em Trairi, com o espetáculo “Mama Pulpo”, de Muruya, da Argentina, no Centro de Cultura.
ONDE E QUANDO:
Dia 16 (sábado) - CIRCUITO PARALELO - 18h - Local: Centro de Cultura de Trairi
ARACATI
Dia 20 (quarta-feira) - PROGRAMA LONA ABERTA - 17h - Local: Circo do Pica Pau
ITAITINGA
Dia 20 (quarta-feira) - PROGRAMA LONA ABERTA - 17h - Local: Circo Seven Brothers
JUAZEIRO DO NORTE
Circuito Paralelo do FICC no Cariri
O Circuito Paralelo do FICC chega a Juazeiro do Norte, com dois dias de espetáculos. Dia 22 na Praça Padre Cícero, será “Mama Pulpo”, da argentina Muruya, e dia 23, no Centro Cultural Banco do Nordeste, se apresenta Nacho Rey, também da Argentina, com “Manic Freak, pequeño payaso”.
ONDE E QUANDO:
Dia 22 (sexta-feira) - CIRCUITO PARALELO - 17h - Local: Praça Padre Cícero
Dia 23 (Sábado) - CIRCUITO PARALELO - 17h - Local: Teatro do CCBNB Cariri
QUEM FAZ
O 10º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo do Ceará, por meio Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, através do Edital Mecenas. Patrocínio da Rede Itaú, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem ainda o apoio da Tuboarte e da França, através de seu Consulado em Recife e de sua Embaixada no Brasil e tem parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Theatro José de Alencar, equipamentos da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, bem como a Escola Pública de Circo, parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). É uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
10° Festival Internacional de Circo do Ceará - FICC - Segundo Circuito - De 1° a 15 de novembro de 2024 com programação em Fortaleza (1 a 5/11), Aquiraz (6/11), São Gonçalo do Amarante (8/11), Paracuru (9 e 10/11), Itapipoca (11 a 14/11) e Sobral (15/11).
Programa Lona Aberta - Dia 20/11 em Itapipoca, Aracati, Fortaleza e Itatinga.
Circuito Paralelo - Fortaleza (3, 10 e 24/11), Maracanaú (8/11), Sobral e Trairi (16/11) e Juazeiro do Norte (22 e 23/11).
Programa Luz no Picadeiro - Seminário: Trajetos Mambembes: História e Memória do Circo de Lona no Ceará e Fortaleza (4/11, 14h-17h) no Espaço Cultural Bruta Flor Arte e Invenção. Aberto ao público e sujeito à lotação.
Site: www.festivaldecircoceara.com. Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com