Programação do evento inclui lançamento da campanha Natal Sem Fome 2024
O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) realizará, nos dias 8 e 9 de novembro, o "III Fórum de Cidadania: Fortalecendo a Democracia e a Autonomia Social" e o lançamento da Campanha Natal sem Fome 2024. O evento reúne agentes e lideranças sociais e comunitárias, estudantes e pessoas interessadas nos temas, e visa fomentar discussões sobre a importância da democracia e da autonomia social nas comunidades. Em uma programação diversificada, incluindo palestras e oficinas práticas, o evento acontece no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Rua: Paulo Firmeza, 445 - São João do Tauape).
A programação terá início na manhã de sexta-feira, 8 de novembro, às 8h, com uma palestra de abertura sobre o tema "Comunidades e Democracia: Desafios e Oportunidades", ministrada pela Profª Drª Neiara de Morais Bezerra, pesquisadora e especialista em participação cidadã e pelas lideranças indígenas do Povo Anacé, Jessica Anacé e Jardel Anacé. O debate se concentrará nos desafios enfrentados pelas comunidades na construção de uma democracia mais participativa e inclusiva, explorando oportunidades para fortalecer a atuação cidadã.
Na parte da tarde, os participantes poderão escolher entre três oficinas práticas que irão aprofundar temas fundamentais para o desenvolvimento social e comunitário. Uma das oficinas, intitulada "Ferramentas para o Engajamento Cidadão", será conduzida por Monica Souza, produtora cultural e gestora de comunicação na Central Única das Favelas (CUFA) no Ceará. A oficina abordará técnicas de mobilização comunitária, estratégias de comunicação social e o uso das mídias sociais como catalisadores de transformação em comunidades locais.
Paralelamente, Camila Flor de Liz, do projeto “Vem cá Mulher”, liderará a oficina "Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Comunitário", que terá foco no fortalecimento de iniciativas de empreendedorismo social. Os participantes aprenderão a desenvolver planos de ação voltados à geração de renda e sustentabilidade em projetos comunitários, a partir de exemplos práticos e estudos de caso.
A terceira oficina, "Construção de Redes de Protagonismo Social", será facilitada por Sérgio Farias, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e das Cozinhas Solidárias. Ele compartilhará ferramentas para a criação e fortalecimento de redes de apoio e parcerias sociais, com ênfase na colaboração e no ativismo comunitário.
O primeiro dia será encerrado com o lançamento da revista "A Vaia", uma publicação que reúne redações de jovens do projeto Prosseguir do Inec, pré-vestibulandos, cujo tema central é "Cidadania Ativa: Oportunidades para a Juventude Hoje".
Lançamento Campanha Natal sem Fome 2024
Já no sábado, 9 de novembro, a partir das 8h, a programação terá um foco especial na solidariedade, com o lançamento da Campanha Natal sem Fome 2024 no Nordeste, que terá novamente como parceiros o Banco do Nordeste, Camed e Capef e acontecerá no Parque Adahil Barreto. O evento incluirá atividades ao ar livre, além da largadinha contra a fome, uma corrida infantil com a participação de 50 crianças previamente inscritas. A campanha reforça o compromisso do Inec como Comitê da ONG Ação da Cidadania no Ceará, apoiando a luta contra a fome e a promoção da solidariedade.
Segundo a diretora de desenvolvimento humano e socioambiental do Inec, Ana Maria Xavier, o III Fórum da Cidadania é uma oportunidade única para fortalecer o engajamento social e a participação cidadã, promovendo diálogos construtivos e oficinas práticas que visam transformar comunidades e ampliar o protagonismo social.
III Fórum Inec de Cidadania
Data: 08/11 a partir das 9h
Local: Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Rua: Paulo Firmeza, 445 - São João do Tauape)
Lançamento Campanha Natal sem Fome 2024
Data: 09/11 às 8h
Local: Parque Adahil BarretoSobre o Inec
Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de operacionalização de microcrédito rural e programas socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. Saiba mais em www.inec.org.br.