Fecomércio Ceará discute soluções e desafios para carregamento de veículos elétricos





A Câmara das Energias da Fecomércio Ceará realizou, nesta segunda-feira (04), uma reunião para discutir soluções, normas técnicas e questões de segurança relacionadas ao carregamento de veículos elétricos. O evento, que aconteceu na sede da instituição, contou com a presença de convidados, incluindo o engenheiro eletricista Sydney Ipiranga, diretor técnico da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). Ele destacou as especificações para instalações elétricas de veículos elétricos e os investimentos brasileiros de R$ 130 bilhões na indústria automotiva elétrica.

Sydney Ipiranga ressaltou que o Brasil está se preparando para uma transição gradual para veículos elétricos, com expectativa de inauguração das fábricas da BMW e da GWM em 2025, além de outras indústrias que já estão comprometidas com linhas de produção de veículos elétricos até 2030. Ele também mencionou o programa MOVER, iniciativa do governo para modernizar a frota elétrica no país, que visa produzir um terço das baterias localmente até o final da década. Para alcançar essa meta, o Brasil começa a expandir sua produção de lítio, com destaque para uma mina em Minas Gerais, já em operação, que pode elevar a participação brasileira no mercado global de 3% para 15%.

A instalação de carregadores domésticos, segundo Sydney, é uma necessidade para proprietários de veículos elétricos, complementando a rede pública de estações de recarga, que atualmente já conta com mais de 10 mil pontos no país. No entanto, ele alertou sobre a importância das normas de segurança, especialmente em condomínios, onde as instalações precisam seguir os requisitos de segurança estabelecidos pelos Corpos de Bombeiros estaduais.

Para o presidente da Câmara das Energias, Antônio José Costa, é essencial que o setor do comércio acompanhe as inovações do mercado. “Precisamos continuar discutindo esses temas. Até o Poder Legislativo deve se envolver, pois, em algum momento, os combustíveis fósseis estarão esgotados, e é nossa responsabilidade preparar esse cenário para as futuras gerações”, enfatizou.

A reunião também contou com a participação do advogado Igor Gonçalves, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Argentina, que aproveitou a ocasião para lembrar da Expolog, evento de logística, e da Cúpula Mundial sobre a Transição Energética, marcada para os dias 28 e 29 de novembro, em Fortaleza. O evento reunirá líderes e empresas de 24 países no Centro de Eventos do Ceará, promovendo discussões sobre o futuro da energia sustentável.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade