O programa, que capacita os participantes para o mercado de trabalho em novas tecnologias, tem o Instituto Atlântico como um dos realizadores. No total, 1200 alunos serão capacitados, incluindo 600 nesta 2ª etapa
Começa no próximo dia 1º de novembro o período de inscrições para o novo ciclo do Programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem”, que tem o Instituto Atlântico como um dos realizadores. Os interessados em participar do Programa, que visa capacitar os alunos para o mercado de trabalho em novas tecnologias, terão até o dia 1º de dezembro para se inscreverem. O Atlântico é o responsável pela condução da Trilha de Full Stack, que contará com 1.200 alunos, divididos em 600 por etapa (a primeira turma já foi iniciada em julho deste ano).
A iniciativa está inserida na Avanti, Unidade Educacional do Atlântico, e integra o portfólio da área de educação do Instituto. Na Trilha de Full Stack, será utilizado o mesmo corpo docente e estrutura já empregados nas capacitações da Avanti. O projeto contará oferecerá ainda a Trilha de Ciência de Dados Stack, e cursos em Infraestrutura de Redes 5G, Programação iOS e Computação em Nuvem, ministrados por outros parceiros do “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem”.
A divulgação preliminar dos candidatos selecionados será no próximo dia 4 de dezembro, e dois dias depois, será conhecida a classificação final dos aprovados. As matrículas vão acontecer entre os dias 9 e 22 de dezembro, com a previsão do início das aulas em janeiro de 2025.
"Essa iniciativa será um marco importante na formação de milhares de jovens cearenses, preparando-os para as demandas do mercado de novas tecnologias. Nosso compromisso é oferecer uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado. É uma oportunidade única para capacitar nossos estudantes em áreas estratégicas como Desenvolvimento Full Stack, fundamentais para o futuro da inovação", destaca Carlos Pompeu, Gerente de Portfólio Educacional do Instituto Atlântico.
Programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem”
O Programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” é fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual, visando capacitar os participantes para o mercado de trabalho em novas tecnologias. A iniciativa conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da ordem de R$ 34 milhões. O programa está sob a coordenação nacional da Softex e, no estado, é articulado pela Secitece, com a participação de diversos parceiros, incluindo o Instituto Atlântico. No Ceará, as atividades do programa tiveram início em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios.
Participam desta etapa do programa, com a Secitece, as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Uece, IFCE e UFC; Iracema Digital; Sebrae; FIEC/Senai; Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.
Sobre o Atlântico
O Instituto Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia, sem fins lucrativos, desenvolvido para fornecer soluções científicas e tecnológicas. Com 22 anos de atuação, o Atlântico aplica práticas ágeis desde 2008, sendo pioneira e líder no Nordeste neste quesito. Em 2012, foi a 1ª ICT do Nordeste a conquistar o Prêmio FINEP de Inovação. Em 2019, foi considerado, pelo International Telecommunication Union, uma das 10 melhores práticas para construções de ecossistemas de inovação do mundo. Atualmente, possui cerca de 600 colaboradores, com índice de satisfação do colaborador em 86%, trust index 95 e índice de satisfação do cliente 77%.