A plenária final do 8º Fórum Nacional de Museus foi realizada na tarde de sexta-feira (29) no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Dentre as atividades realizadas durante o evento, foi aprovado o novo Plano Nacional Setorial de Museus, com participação de estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais do campo museal. Além disso, também foi anunciado que o estado do Amazonas irá receber a próxima edição do Fórum.
Ao longo da semana, as atividades do Fórum Nacional de Museus foram realizadas em 34 espaços públicos e equipamentos da cidade de Fortaleza e contou com a apresentação de 35 atrações artísticas, envolvendo um público de mais de 1.500 pessoas nos cinco dias do evento. Após discussões sobre o campo museal em reuniões, minicursos, grupos de trabalho e mesas redondas, foi votado e aprovado o Novo Plano Nacional Setorial de Museus.
Durante a votação foram apresentados para o público presente todas as diretrizes dos quatro eixos que compõem o plano e, em seguida, foi iniciada a votação e o Plano Nacional Setorial de Museus, com validade de 2025 a 2035, foi unanimemente aprovado.
A presidenta do Instituto Brasileiro de Museus, Fernanda Castro, comemorou a aprovação do novo plano com participação popular. "A gente tem um plano que foi construído com a sociedade civil. As políticas públicas representam essa demanda dos museus, dos pontos de memória. Elas também apontam quais são as possibilidades, as capacidades que o Instituto tem e estão vinculadas ao Plano Nacional de Cultura, que foi aprovado na conferência que a gente teve este ano. A gente tem aí política pública para fazer para os próximos 10 anos, estimulando a democracia e fortalecendo a nossa sociedade", destacou.
Fernanda Castro também fez um balanço do evento. "Foi um fórum que mobilizou mais de mil pessoas circulando pela cidade, conhecendo os teatros, bibliotecas, museus e pontos de memória. Esse evento foi a cultura pulsando pela cidade. A gente encerra esse evento que trouxe a temática de democracia e direito à memória, construindo essa democracia a partir dos museus", pontuou.
Após a votação do plano, foi realizada a definição do local que irá sediar a 9ª edição do Fórum Nacional de Museus. Amazonas e Paraíba demonstraram interesse em receber o evento. O público presente elegeu o estado do Amazonas, na região Norte, como a próxima sede do Fórum.
O pró-reitor de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sandro Gouveia, agradeceu a participação do público e parabenizou a escolha da nova sede do evento. "Foi um prazer receber todos vocês. Foi um grande desafio, mas eu acho que a gente conseguiu atingir o nosso objetivo. Quero dizer para o Amazonas que é importante a região Norte receber esse momento para fortalecer a cultura que é tão rica", frisou.
Já a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, salientou a importância do evento como forma de consolidar as políticas públicas voltadas para a cultura. "Foi uma alegria receber todos vocês, porque tivemos aqui um retrato do que é o Brasil. É muito bom ver um fórum desse com mais de 1500 pessoas reunidas para debater e construir políticas públicas. A missão de reunir todo mundo e aprovar um novo plano nacional foi cumprida", realçou.
Durante a plenária final também foi realizada a aprovação de seis moções de apoio, sete moções de recomendação e quatro moções de repúdio.
No evento aconteceu ainda uma homenagem ao cacique Sotero, criador do Ponto de Memória Museu Kanindé e mestre da Cultura do Ceará, pelas suas contribuições para o setor dos museus e da memória brasileira.
Fórum Nacional de Museus
O Fórum Nacional de Museus é um evento realizado desde 2004 e constitui-se como um espaço de aprofundamento das discussões específicas sobre o setor de museus e de intercâmbio de experiências entre os profissionais do campo museal. A escolha da cidade para a realização do evento se deu por votação em plenária realizada no 7º Fórum Nacional de Museus, ainda em 2017, em Porto Alegre/RS.
A realização do evento é fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), firmada por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado durante o Programa (re)Conexões Ceará, realizado em setembro deste ano.
As ações do Fórum foram patrocinadas pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, e pelo Instituto Cultural Vale.