A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, existam 70 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) — 2 milhões dessas pessoas estão no Brasil, segundo dados divulgados em 2010. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem padrão de comportamentos repetitivos e dificuldades na interação social. O mês de abril está marcado por campanhas e ações em prol da causa devido ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, realizado no dia 02 deste mês.
Para abordar o assunto, a Associação Fortaleza Azul (FAZ), organização sem fins lucrativos formada por familiares de indivíduos com autismo, e o Village WSTC, espaço de conveniência e bem-estar, promovem uma blitz educativa com o tema: "E se fosse seu filho?". A ação irá distribuir materiais informativos no semáforo dos índices das avenidas Edilson Brasil Soares e Washington Soares, no bairro Sapiranga. A ação será realizada quarta-feira (02), a partir das 16h.
A ação contará com a presença de Daniela Botelho, psicopedagoga e presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ): “Nossa luta para dar voz ao autismo é contínua, mas o mês de abril é especial, marcada por ações que buscam dar mais visibilidade à nossa rotina, que é formada para sanar privações, inseguranças, preconceitos, negativas… e tantas outras coisas! privado, para contribuir com o diagnóstico e a qualidade de vida dos nossos filhos”.