Cerca de 11 mil estudantes já mergulharam no universo literário da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará em quatro dias





Com programação especial para todas as faixas etárias, mais de 270 escolas estiveram no Centro de Eventos até esta terça (8), consolidando o evento como referência no incentivo à leitura entre crianças e jovens

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará segue movimentando intensamente o Centro de Eventos do Ceará, e um dos maiores destaques da programação é, sem dúvida, a Visitação Escolar. De sábado (05) até terça-feira (08), mais de 270 escolas passaram pelo evento, cerca de 11 mil estudantes de diferentes municípios do estado e de fora do Ceará. 

Com visitas organizadas em turnos de manhã e tarde, a Bienal tem recebido alunos da rede pública e privada, além de escolas de ensino superior e técnico. A proposta é proporcionar uma vivência completa no universo literário, com atividades adaptadas para todas as idades, desde o infantil até o ensino médio e superior. A expectativa é que até o encerramento do evento, em 13 de abril, esse número aumente significativamente.

O coordenador da Visitação Escolar, Henrique Garrel, comemora o sucesso da ação. “A Bienal recebe escolas de todos os níveis de ensino com muito cuidado e carinho. Há uma programação pensada especialmente para cada faixa etária, e os estudantes têm experiências inesquecíveis, seja com autores, nas salas temáticas, ou nos próprios estandes das editoras”, diz. 

Na manhã desta terça-feira, 08 de abril, o coordenador pedagógico Felipe Moreira, do Instituto Frei João Pedro de Sexto, em Messejana, acompanhou 175 alunos em uma verdadeira imersão no evento. Para ele, visitar a Bienal do Livro do Ceará é, sem dúvida, um dos momentos mais especiais da escola. Ele conta que é o terceiro ano que participam, mas é a primeira vez que conseguem trazer todas as turmas. “Os alunos estavam muito ansiosos para folhear os livros, interagir com autores e conhecer os espaços. É uma vivência que marca”.

A estudante Ana Tarcila Martins, do 9º ano da Escola Terezinha de Jesus, de Aracoiaba, também expressou o entusiasmo com a visita. “Estar na Bienal é uma experiência inspiradora, que aproxima os alunos do mundo dos livros de uma forma diferente. “Eu fico muito feliz de poder conhecer novos autores e obras que talvez eu não tivesse acesso se não fosse esse momento”. 

Para a professora Flávia Calixto, da Escola Janusa Correia, de Caucaia, a primeira experiência dos seus alunos de 8 anos na Bienal foi cheia de encantamento. “Eles estavam contando os dias! Vieram empolgados com a ideia de encontrar livros para colorir, para brincar com a imaginação. E estão encantados. Essa vivência tem um valor gigantesco na formação deles como leitores”, contou sorridente. 

As escolas interessadas ainda podem participar da Visitação Escolar até o fim da Bienal. A entrada é feita pelo portão C, onde há uma equipe preparada para recepcionar os grupos, identificar o nível de ensino e direcioná-los para as atividades mais adequadas. 

A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.


Serviço:


Bienal Internacional do Livro do Ceará 

Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h

Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares

Gratuito e aberto ao público

Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro