Exposição Las Balconadas, no Passeio Cultural Primavera, anuncia a chegada do 12º do Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil - e aproxima o universo das manualidades do público
Uma das novidades da 12º do Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil - é a ampliação do evento para mais lugares de grande circulação de pessoas na cidade. A exposição "Las Balconadas", que já passou em países como Argentina e Uruguai, também na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre em 2023 e em 2024, no 11º Floripa Quilt, ganha espaço no Passeio Cultural Primavera, de 24 de abril a 6 de maio de 2025, junto à programação desta edição.
- “Las Balconadas” é uma oportunidade de apreciar a criação artística têxtil contemporânea de artistas que apresentam uma diversidade de técnicas, materiais e linguagens, refletindo a criatividade e inovação da arte têxtil contemporânea, proporcionando uma fusão entre arte, arquitetura e cidade - conta Sandra Makowiecky, curadora da iniciativa.
A tradição das balconadas é a de pendurar obras de arte em casas e edifícios ao ar livre. A mostra segue o costume desse movimento artístico, no qual obras têxteis são suspensas em fachadas de casas e edifícios, interagindo com o espaço urbano e o olhar do público. As obras, de 2 metros de altura e 1,5 metro de largura, foram criadas por artistas de diversos países, incluindo Argentina, Uruguai, Alemanha, México, Estados Unidos, Chile, Guatemala, Espanha e Brasil.
A ação é fruto de uma parceria entre o Floripa Quilt e artistas da World Textile Art (WTA), uma das mais importantes organizações dedicadas à arte têxtil contemporânea. Com 28 anos de atuação, a WTA realiza bienais internacionais e eventos que impulsionam o reconhecimento dessa forma de expressão artística ao redor do mundo.
Arte Têxtil ganha protagonismo
Segundo Sandra, na SP-ARTE 2025 a arte têxtil apareceu como uma forte tendência atual. As técnicas tradicionais, pigmentos e fibras naturais, manuais e regionais, têxteis e cerâmica apontam para a origem coletiva e compartilhada de trabalhar com arte. Foram observadas as constantes representações de tecnologias ancestrais e, simultaneamente, sua desconstrução formal.
Este ano, o têxtil se alinha com as tendências da arte atual, que consiste em reconstruir tradições e conhecimentos locais, elevando o status de técnicas consideradas femininas, bem como elevando a participação de artistas mulheres para uma crítica e um mercado que, por muito tempo, deixou de lado essas manifestações. A proposta do Floripa Quilt em soma com a curadora é oferecer uma experiência no Passeio Cultural Primavera, para que as pessoas possam apreciar os trabalhos têxteis expostos pendurados em árvores, integrando cultura, natureza, arte e espaço público.
Além da exposição “Las Balconadas”, o público poderá conferir a agenda do 12º do Floripa Quilt, que ocorre de 30 de abril a 03 de maio, das 10h às 18h, no SESC Cacupé. Além da variedade de expositores confirmados, o festival oferece rodas de conversa, cursos que ensinam diversas técnicas de manualidades e experiências tecidas pelas mãos. A programação completa está no site https://floripaquilt.com.br/
SERVIÇO:
Exposição Las Balconadas, de 24 de abril a 06 de maio, no Passeio Cultural Primavera/Florianópolis. Entrada Gratuita.
12º Floripa Quilt - Festival de Patchwork & Arte Têxtil, de 30 de abril a 03 de maio, das 11h às 18h, no SESC Cacupé. Entrada Gratuita.