Documentário “Brincadeiras no meu quintal” resgata saberes de mestres da cultura e da capoeira cearense




Os Mestres Carla e Lula, reconhecidos como tesouros vivos da cultura popular, são os destaques dos episódios inéditos do documentário do pesquisador Francisco José Monteiro, que investiga as brincadeiras populares como linguagem e herança cultural.

A cultura popular será celebrada e ganhará mais um registro importante com a estreia do documentário Brincadeiras no meu quintal: Tesouros da Infância, que será exibido pela primeira vez na Associação Zumbi de Capoeira, na Granja Lisboa. A produção está dividida em dois episódios de 10 minutos cada. O documentário traz como foco os mestres da cultura popular, reconhecidos como tesouros vivos que mantêm tradições e saberes por meio de suas vivências.

O público será convidado a mergulhar nas memórias da Mestra Carla e do Mestre Lula, mestres de capoeira e da cultura popular do Ceará, integrantes da Associação Zumbi de Capoeira. Além deles, brincantes e capoeiristas da comunidade também compartilham suas experiências. Os episódios revelam como as brincadeiras de infância influenciaram profundamente os caminhos e práticas culturais desses mestres, reforçando a brincadeira como elemento essencial na formação da identidade popular e na transmissão de saberes.

Valorização*

Idealizado por Francisco José Monteiro, artista e pesquisador e mestre em artes pelo  programa de mestrado Profissional em artes do IFCE, o projeto parte de sua investigação acadêmica sobre brincadeiras populares como linguagem e herança cultural. Para ele, o documentário é um instrumento de preservação e valorização dessas memórias. 

"Escutar os mestres falarem das suas infâncias é como abrir um baú de encantamentos. As brincadeiras que eles viveram ajudam a entender os saberes que carregam hoje. São memórias que não podem se perder, pois nelas está a alma da nossa cultura popular", afirma. 

Contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, após a estreia o documentário estará disponível gratuitamente no YouTube do Projeto Brincadeiras no meu quintal, ampliando o acesso e convidando o público a reconhecer e valorizar os guardiões da nossa cultura.

SERVIÇO
Estreia do documentário “Brincadeiras no meu quintal: Tesouros da Infância”
Local: Associação Zumbi de Capoeira – Rua Descartes Braga, 2860 – Granja Lisboa
Data:  07 de maio (Quarta-feira)
Duração: 2 episódios de 10 minutos
Disponível também no YouTube do projeto “Brincadeiras no meu quintal” - www.youtube.com/@brincadeirasnomeuquital 


Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro