O período gestacional representa uma das fases mais significativas na vida da mulher, marcada por transformações corporais e emocionais. O parto é o momento mais importante de toda a gestação, o preparo físico e psicológico da mãe auxilia para que este momento seja tranquilo e livre de intercorrências. E como parte dos protocolos que antecedem o nascimento do bebê, a Prefeitura de Fortaleza está fortalecendo a política de vinculação à maternidade onde será feito o parto.
É na consulta do pré-natal que ocorre a vinculação da gestante à unidade de saúde. Neste período, o profissional avalia o grau de risco da gestação, que pode ser habitual, intermediário ou alto, e define exatamente qual hospital a gestante deve procurar no momento do parto.
Durante a vinculação da gestante à maternidade, a família é convidada a conhecer as instalações e a equipe de profissionais do hospital referenciado para o parto. Durante a visita, as famílias também recebem orientações visando esclarecer todo o processo do nascimento.
De acordo com Letícia Maria, de 30 anos, mãe de cinco filhos e gestante vinculada ao Gonzaguinha Messejana, a vinculação trouxe mais segurança e tranquilidade para a hora do seu parto. Ela reforça ainda que a equipe do hospital é acolhedora.
“Fiquei mais calma. Já tive outros filhos aqui, a experiência foi ótima, as enfermeiras são muito atenciosas. O principal de tudo é ficar tranquila. É uma dor muito forte e a dor piora quando a gente se sente desconfortável. Ao invés de você sentir uma dor esperada, ela triplica quando está no local em que não se sente bem-vinda, não se sente preparada e isolada. Aqui, não, eu sempre me senti bem-vinda”, afirma Letícia.
A secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, ressalta os benefícios da vinculação. “A visita à nossa maternidade reduz a ansiedade da família durante o momento do parto. Conhecer as instalações e a equipe de profissionais é uma ótima oportunidade para se informar e tirar dúvidas. O processo de vinculação beneficia mãe e bebê, como também o poder público, que estará preparado para o momento do nascimento”, explica Socorro Martins.
Rede Materno Infantil
O município de Fortaleza conta com maternidades que realizam atendimento de urgência e emergência, funcionando como porta aberta, ou seja, para livre demanda, que são: o Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará (Gonzaguinha Barra Do Ceará), Hospital Distrital Gonzaga Mota Messejana (Gonzaguinha Messejana), Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter (Gonzaguinha José Walter).
Para o atendimento de média complexidade, o município conta também com o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), recebendo as pacientes encaminhadas através da Central de Regulação do Município e do Estado. A Rede Municipal conta ainda com o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), que neste momento passa por reforma para garantir, cada vez mais, um atendimento de excelência e humanizado.