A Escola Pública de Dança da Vila das Artes recebe a bailarina e coreógrafa piauiense Luzia Amélia para ministrar a oficina O Cadáver Decapitado de Arowë: Investigações Afrodiaspóricas e Indígenas em Dança, de 21 a 25 de julho, das 18h30 às 20h30, na sede da Escola. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de julho via formulário on-line disponível no site da Vila.
Formulário de inscrição para a oficina O Cadáver Decapitado de Arowë: Investigações Afrodiaspóricas e Indígenas em Dança
A formação é uma realização da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
São 15 vagas disponíveis para pessoas a partir dos 16 anos. A iniciativa propõe novas investigações na dança a partir de uma perspectiva contracolonial, indígena e afrodiaspórica. A partir do conhecimento desses valores ancestrais, Luzia provoca uma nova forma de existir, sentir e perceber o mundo por meio da dança.
Sobre a ministrante
Luzia Amélia é artista da dança, bailarina, performer, coreógrafa e pesquisadora nascida em Teresina (PI). É professora adjunta na Universidade Federal do Ceará (UFC), doutora e mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)e especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela mesma instituição. Também possui especialização em Cultura Visual e Metodologia de Ensino das Artes pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e graduação em Artes Visuais pelo Instituto Camilo Filho (ICF).
A trajetória de Luzia se desenha nas encruzilhadas entre pesquisa artística e acadêmica, fazendo do corpo um território de investigação sobre raça, gênero e classe. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Luzia (2012), Banho de Sangue (2018), Esperança Garcia (2018), A Rainha (2020) e Batalha da Morte (2020).
Serviço
Inscrições para a Oficina O Cadáver Decapitado de Arowë: Investigações Afrodiaspóricas e Indígenas em Dança
Inscrições via formulário on-line até as 18h de 14 de julho
Período da oficina: 21 a 25 de julho
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Escola Pública de Dança da Escola Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
15 vagas
Classificação indicativa: 16 anos