"Fluxos de Movimentos do Solo ao Ar: Uma Investigação em Trapézio Fixo e Acrobacia de Solo" é um projeto de residência artística em acrobacia de solo e aérea, especialmente voltado para pessoas trans, travestis e não-binárias. Este laboratório tem como objetivo central o desenvolvimento de habilidades em acrobacias para a população LGBTQIAPN+, através da exploração de movimentos dinâmicos e posturas estáticas no ar com Trapézio Fixo e no solo. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 15 de julho por meio do link na bio do instagram @tempoaberto_.
Com uma carga horária de 30 horas-aula, o projeto selecionará dez participantes iniciantes na prática de acrobacias aéreas e de solo, formando um grupo que participará de aulas de Acrobacia de Solo, Acrobacia Aérea e Composição Cênica. As atividades acontecerão às terças e quintas de 14h às 16h, no Galpão da Vila, um espaço reconhecido por sua dedicação à pesquisa em circo.
O processo seletivo consiste em duas fases sendo a primeira: inscrição via formulário online e a segunda: entrevista, também online, com as candidatas.
A residência será estruturada em três módulos ministrados por Gil Rodriguês e Georgia Vitrilis: 1. Introdução à Acrobacia de Solo. 2. Prática de Acrobacia Aérea e 3. Composição Cênica.
Comprometido com a inclusão, o projeto oferecerá acessibilidade em Libras, garantindo que pessoas LGBTQIAPN+ surdas possam participar plenamente da experiência formativa.
A iniciativa foi contemplada no Edital LGBTQIAPN+ | PNAB - Secultfor 2024.
Serviço:
InscriResidência em Trapézio Fixo e Acrobacia de Solo voltada para pessoas Trans, Travestis e Não-Binárias.
Local: Galpão da Vila, Fortaleza/CE
Aulas: terças e quintas de agosto, das 14h às 16h (início: 05/08/2025)
Vagas: 10 participantes com ajuda de custo de R$ 200
Cronograma:
• Inscrições: 01–15 de julho
• Resultado 1ª fase: 18 de julho
• Entrevistas 2ª fase: 22 de julho
• Resultado final: 25 de julho
Ficha Técnica:
Educadores: Georgia Vitrilis e Gil Rodriguês
Produção: Bruna Pessoa - Tempo Aberto