Foi anunciado medidas de segurança, trânsito, fiscalização e transporte urbano para o evento
Nesta quarta-feira (23/07), a diretoria do Fortal 2025 reuniu, em coletiva para a imprensa, os representantes de órgãos públicos para divulgação do Plano Operacional para o evento, que será realizado a partir desta quinta (24) até domingo (27). A cerimônia aconteceu em um dos salões do Marina Park Hotel.
Estiveram presentes na coletiva do plano os seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Guarda Municipal de Fortaleza, Centro de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (CREPH), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Secretaria Regional 7 e Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS).
A coletiva foi conduzida pelos diretores do Fortal 2025, Colombo Cialdini e Ailton Junior, que destacaram a importância do evento para a capital e a presença fundamental das entidades na colaboração da segurança em um dos maiores festivais do país. “Este é um evento de importância no nosso calendário estadual e os bastidores do Fortal é fundamental e vital para a sobrevivência brasileira”, pontuou Ailton.
Polícia Militar
Harley Filho, coordenador de planejamento operacional, iniciou a apresentação falando que a segurança do evento estará ainda mais rígida, contendo aproximadamente 2.700 pessoas engajadas na segurança local. Uma novidade é o trabalho de agentes de inteligência trabalhando na captura de foragidos e proteção.
O Coronel Nibio Araújo - DPGO, da Polícia Militar, apresentou os turnos de patrulha da polícia militar. A patrulha de anteposição operacional da polícia militar vai iniciar às 16h e termina às 5h da manhã, no final do evento. Haverá equipes policiais a pé, motorizados e voos da CIOPE, além da equipe do CPRAIO e o policiamento montado. Ao todo, terá uma média de 500 policiais por dia no Fortal.
Polícia Civil
Klever Farias, Diretor adjunto dpto. Técnico e Operacional da Polícia Civil trouxe o plano operacional 2025. O plano operacional vai possuir o stand operacional, visando receber e registrar ocorrências em tempo real durante os quatro dias, e o Stand Institucional “MEU CELULAR” que vai registrar os aparelhos de quem estiver no evento, prevenindo as pessoas dos furtos e roubos de celulares. Neste ano, o órgão também vai dispor da Tenda Lilás, voltada para atender especialmente o público LGBTQIAP+. As delegacias especializadas plantonistas estarão à disposição para a operação Égide, que acontece no período noturno e nos finais de semana.
Também estarão à disposição junto a Polícia Civil, a Operação ÉGIDE, que fará patrulhamento ostensivo durante a noite com 126 policiais.
Corpo de Bombeiros
O comandante do Corpo de Bombeiros da Capital, Coronel Gledson Rodrigues comentou as ações que vão ser realizadas pelos bombeiros presentes, que serão 11 ao todo durante os dias de Fortal, para reforçar a segurança local. No evento, terão quatro viaturas: o carro de comando, Viatura de Combate a Incêndio, Resgate e Equipe vistoriantes.
AMC
Na apresentação, André Luis, gerente de operação e fiscalização de trânsito da AMC, comentou os objetivos e providências da AMC. Garantido a organização, o controle de tráfego das vias de acesso e auxiliando no desembarque e travessia de pedestres e PCD, a AMC vai atuar das 16h às 07h. O gestor apresentou as rotas de acesso, e terá 120 agentes por dia garantindo essa vigilância. Também haverá fiscalização da Lei Seca.
Guarda Municipal
Da Guarda Municipal, S. Soares, Comandante do GOE, anunciou que terá disponível no evento 7 equipes de apoio à polícia militar nos terminais e no local do festival, reforçando a segurança durante os quatro dias.
Etufor
Em relação ao transporte, Miguel Guimarães, coordenador de planejamento, anunciou as linhas disponíveis pela Etufor que vão está rodando pela cidade. As linhas são a Linha 840 -Papicu/Cidade Fortal e Linhas corujões das 00h às 04h com integração no Terminal do Papicu e outros terminais da cidade. Além disso, terá uma operação especial de fiscalização das corridas de táxi e motoristas de aplicativo em relação aos valores cobrados.
Para finalizar sua apresentação, o coordenador da Etufor acrescentou que vai ter uma programação de carros reservas no Terminal do Papicu a partir das 13h. Ao todo, serão 100 profissionais da Etufor junto ao Sindiônibus.
Agefis
Reginaldo Araújo, Gerente de Operações da Agefis, apontou que terá 80 agentes por dia na fiscalização do comércio ambulante não autorizado e obstrução irregular das vias. Ao todo, serão 300 agentes ao longo dos quatro dias do evento este ano.
Presente na coletiva, Sergio Lepine, comandante de operações da CREPH, anunciou que as ações de emergência como as rotas de fuga e as rotas mais rápidas para os hospitais. O CREPH tem apoio e está junto ao SUS para essa defesa e cuidado do paciente que precisa desse atendimento. Contando com mais de cinco saídas de emergência, haverá uma equipe de bombeiros em cada ponto para casos emergenciais, como evacuação rápida.
Regional 7
Representando a Regional 7, Kátia Rodrigues, apontou a necessidade desse cuidado da segurança humanizada em um evento de grande porte como o Fortal e a importância da união desses Órgãos de segurança. “A organização dessa festa é um empenho não só da região, mas de todo mundo que essa mesa representa ao nosso governador, ao nosso prefeito, a todos os líderes. Isso é um plano operacional coletivo”, comentou Kátia Rodrigues.
Ação preventiva contra as drogas
Uma novidade anunciada este ano, é uma campanha de prevenção às drogas em parceria com a prefeitura de Fortaleza. Amanda Albuquerque, coordenadora de política sobre drogas do Governo do Estado do Ceará, destacou que a iniciativa visa levar a prevenção para os momentos de festividades objetivando a diversão com responsabilidade. A Estação Móvel de Política sobre Drogas para atendimentos itinerantes contarão com a presença de equipe multiprofissional como assistente social, enfermeira, psicólogo e redutor de danos.