A AJE Fortaleza (Associação de Jovens Empresários) realiza, ao longo do mês de julho, mais uma edição do StartAJE, evento que visa fomentar a cultura empreendedora entre jovens e fortalecer a formação de novos negócios. A programação começa no dia 4 de julho e se estende até os dias 18, 19 e 20, quando o encerramento acontecerá dentro do Sana, um dos maiores eventos geeks do Norte e Nordeste.
A abertura oficial, no dia 4 de julho, acontecerá na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde os alunos participantes serão apresentados ao projeto e à proposta do StartAJE. O momento será dedicado a contextualizar a iniciativa e alinhar as expectativas para as atividades que ocorrerão ao longo do mês.
Este ano, a iniciativa ganha reforço com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Alunos a partir do 6º semestre participarão ativamente das atividades, iniciando a produção de produtos e colocando em prática seus conhecimentos acadêmicos em um ambiente de inovação e mercado.
Um dos destaques da programação será o momento de mentoria, marcado para o dia 9 de julho. Nesse encontro, associados da AJE e empresas parceiras oferecerão orientação estratégica aos participantes, proporcionando uma troca valiosa entre experiência empresarial e novos talentos em formação.
No dia 9, o evento contará com a presença de diversas empresas que irão participar como mentoras, compartilhando suas trajetórias e desafios enfrentados no mercado. Além disso, será um momento de conexão direta com os estudantes e futuros empreendedores, estimulando a geração de ideias inovadoras e colaborações futuras. As empresas confirmadas até o momento incluem: BNB, TeclaT, AgendaEdu, GoCase, Sunne, 7cantos, Suri, Afpar, Iracema Digital e Instituto Winds 4 Future.
Para Tiago Guimarães, coordenador-geral da AJE Fortaleza, iniciativas como o StartAJE têm papel essencial no fortalecimento do ecossistema local: “Quando começamos a atuar desde a base, ainda dentro das universidades, conseguimos não apenas identificar potenciais talentos, mas também ampliar a visão dos jovens sobre o setor empresarial e suas possibilidades. Isso tem um impacto direto no futuro do empreendedorismo local”, destaca.
Representando a Universidade Federal do Ceará, a equipe da UFC também destacou a relevância da iniciativa para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. “A UFC reconhece a causa e sempre estimula seus alunos a estarem inseridos em eventos como o StartAJE, que fortalecem o vínculo entre a academia e o mercado, e promovem o crescimento pessoal e profissional dos futuros empreendedores”, destaca o professor Barros Neto.
O encerramento no Sana promete visibilidade e integração com públicos diversos, aproveitando o grande fluxo de visitantes para apresentar as iniciativas, produtos e startups desenvolvidas ao longo do mês. Será um momento de culminância, onde os alunos exibirão os produtos criados durante o projeto, consolidando a experiência vivida e o aprendizado adquirido.