Três gerações, um destino: como viagens com avós, pais e filhos estão mudando o turismo



Resorts, parques e roteiros culturais atraem famílias multigeracionais em busca de memórias que atravessam gerações

Do novo Parque Arvorar, no Beach Park (CE), às ruas cheias de história do Vaticano e aos cruzeiros de luxo que percorrem o mundo, as viagens multigeracionais deixaram de ser exceção e se tornaram uma tendência consolidada. Mais do que férias, elas são um convite para criar memórias afetivas que atravessam o tempo e unem diferentes idades em experiências compartilhadas.

Segundo a Virtuoso, as viagens multigeracionais são uma das maiores tendências globais em 2025, ocupando a 3ª posição no ranking geral de preferências. O estudo aponta que esse tipo de viagem, capaz de reunir até sete gerações — incluindo avós, pais e netos — vem ganhando força e se consolidando como uma prática cada vez mais frequente. Já um levantamento publicado pela Panrotas em 2024 revela que os agentes de viagens registram alta demanda por roteiros com três ou mais gerações, destacando também o chamado skip generation travel, quando avós viajam apenas com os netos, sem os pais. Em cruzeiros, por exemplo, quase um terço dos passageiros embarca em grupos familiares ampliados.

Do Ceará ao Vaticano: onde cabe toda a família

Os destinos que atendem a diferentes idades vão muito além das tradicionais viagens à praia. Eles combinam estrutura, atividades diversas e a possibilidade de avós, pais e filhos aproveitarem juntos, cada um no seu ritmo.

Beach Park - Aquiraz (CE)

O Beach Park é um dos destinos mais procurados pelas famílias do país e une elementos que todas as gerações podem se divertir e colecionar momentos inesquecíveis. Um passeio pelo Parque Arvorar, por exemplo, é a escolha ideal para o roteiro de viagem em família, conectando gerações em meio à natureza. Com 11 atrações inéditas, três aviários de imersão com 250 animais – incluindo espécies ameaçadas de extinção como arara azul e jandaia verdadeira –, oferecem uma experiência educativa e divertida para todas as idades. Destaque para a Casa do Passarim, uma casa na árvore com vista 360°, o Arvorão, com trilhas suspensas e desafios, e o Redão, perfeito para relaxar nas alturas, próximo a copa das árvores. Enquanto as crianças exploram o parque, pais e avós podem apreciar preparos do restaurante Lagoa do Mato, com pratos e snacks assinados pelo chef corporativo Ivan Prado. Para aqueles que querem complementar a experiência com praia e diversão no Aqua Park, eleito o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas pelo TripAdvisor 2025, o Surreal, a montanha-russa aquática mais alta do mundo, que atinge 42 km/h em um percurso radical e as atrações icônicas como Vaikuntudo e Tobomusik fazem parte da experiência.

Praia do Forte (BA)

Com resorts que acolhem toda a família, a região é um dos destinos mais procurados para viagens multigeracionais no Brasil. O Iberostar Praia do Forte, por exemplo, combina infraestrutura all-inclusive com atividades para todas as idades: clubes infantis com monitores, spas para relaxamento dos avós e campos de golfe para os pais. A poucos minutos dali, o Projeto Tamar permite que crianças e avós aprendam juntos sobre a preservação das tartarugas marinhas, criando uma conexão única com a natureza e memórias afetivas que atravessam gerações.

SESCs com hospedagem – Brasil

Espalhados pelo país, os SESCs oferecem hospedagem com atividades culturais, esportivas e de lazer para todas as idades. Em alguns deles, é possível fazer trilhas leves com acompanhamento de guias, ideais para avós e netos curiosos.

Porto de Galinhas (PE)

Os resorts all-inclusive da região são perfeitos para famílias grandes. Enquanto as crianças aproveitam clubes infantis com monitores, avós podem relaxar em spas ou participar de passeios de jangada nas piscinas naturais.

Vaticano e Roma (Itália)

Para famílias que buscam uma experiência internacional, o Vaticano é uma verdadeira aula de história e arte ao ar livre. Museus, basílicas e obras-primas de Michelangelo emocionam crianças curiosas e adultos apaixonados por cultura.

Memórias que atravessam gerações

Pesquisas da Universidade de Oxford indicam que crianças que convivem com os avós em ambientes positivos desenvolvem mais autoconfiança e habilidades sociais. Para os mais velhos, as viagens são associadas a bem-estar emocional e à redescoberta do prazer de explorar o novo.

E com a crescente oferta de destinos preparados para receber famílias multigeracionais — dos cruzeiros que integram até sete gerações aos lodges na Amazônia e resorts com estrutura completa —, o turismo deixa de ser apenas sobre lugares e passa a ser sobre encontros.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro