Última semana do Festival Bora tem programação gratuita com espetáculos de dança e teatro, shows e feiras criativas pela orla e Centro de Fortaleza

 


De 18 a 20 de julho, diversas atividades culturais ocorrerão em espaços como o Teatro São José e a praia do Pirambu, além do palco no Estoril

O Festival Bora Fortaleza entra na reta final com uma maratona de atividades culturais gratuitas neste fim de semana (18 a 20 de julho) em diferentes pontos da cidade. Realizada pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), a programação da última semana segue ampliando o acesso à cultura com ações descentralizadas e atividades em mais de 15 linguagens artísticas que ocupam diversos territórios da capital cearense. 

Sexta-feira (18/07)

Nesta sexta-feira (18/07), às 16h, o Conexão Bora promove, no Centro Cultural Belchior (CCBel), um encontro entre gerações da música brasileira: Catatau, Caiô, BNegão e Daniel Ganjaman se unem para um bate-papo com o público sobre processos criativos e bastidores. A mediação é da DJ Lua Magnética e o acesso é mediante inscrição prévia. 


Ainda na sexta, às 17h, o artista Leonardo Buggy abre o seu Ateilê de Impressos para uma visita mediada. A atividade está dentro da agenda “Fortaleza Cidade Criativa do Design”, com acesso também mediante inscrição prévia. Logo em seguida, às 19h, o Teatro São José será palco do espetáculo MALEMOLE, performance de dança com Deborah Santos e Jônatas Joca. O acesso é livre, por ordem de chegada e sujeito à lotação do espaço.

Sábado (19/07)

No sábado (19/07), na Ponte dos Ingleses, Samuel Rocha apresenta o show “Bordando o Sete” , enquanto, no mesmo horário, o Largo dos Tremembés recebe as feiras Mais Vinil e Design FOR, com mais de 25 marcas e artistas. Às 17h, o grupo Samba Kanjerê e o DJ Bugzinha levam muito gingado à Rua dos Tabajaras (em frente à loja Negro Piche). 

No palco do Estoril, a partir das 17h, a banda Outragalera comemora os cinco anos do projeto Original Fortal. Em seguida, o show “Na Paz do Caos” reúne os fortalezenses Fernando Catatau, Mumutante, Kátia Freitas, Marta Aurélia e Hierro. O encontro de gerações continua com BNegro Bota o Som e o Baile do Ganja .

O Centro Cultural Belchior também entra na programação, às 18h, com o Baile do Beco , comandado pelo coletivo Princesinhas de Favela. Já no Teatro São José, o Grupo Bagaceira de Teatro apresenta o espetáculo “Inacabado” a partir das 19h. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. 

Domingo (20/07)

Encerrando a primeira edição do Festival Bora Fortaleza, o domingo (20/07) será de celebração no Pirambu, a partir das 9h, com o projeto Arteculando Pirambu – Semana Underground, que leva oficinas de graffiti, arteterapia e yoga para crianças às ruas do bairro.

A programação segue à tarde com a tradicional festa “DOBINGO”, na Barraca Foi Sol, às 16h, reunindo artistas como Piájay, DJ Rafa, o grupo Mais Melanina e o projeto Samba de Pai pra Filha.

No anfiteatro da Beira Mar, a partir das 17h, o músico Dipas leva o show “Fucking Samba”, com participação do rapper DOIXTON.

Festival Bora, uma ferramenta de transformação 

Com curaria que valoriza a arte como ferramenta de transformação, o Festival Bora chega ao fim de sua edição reafirmando o protagonismo periférico, negro e plural nas diversas linguagens artísticas da cidade. A descentralização cultural e a diversidade são marcas do festival, que reúne apresentações de teatro, dança, música, design, além de rodas de conversa, arte urbana e graffiti.

Bora também ressalta seu compromisso com práticas sustentáveis alinhadas ao conceito “Lixo Zero” . Somente nos dois primeiros fins de semana da programação, foram coletados quase uma tonelada de resíduos: 740 kg de recicláveis e 114 kg de orgânicos.

Para esse resultado, o festival conta com coletores sinalizados, placas educativas e uma tenda de triagem distribuída pelos territórios. Além disso, agentes ambientais capacitados realizam abordagens de conscientização junto ao público. A iniciativa é fruto da parceria com a Verdear Eventos e a Rede Estadual de Catadores e Catadores.

A estratégia vem seguindo exemplo de outros eventos culturais estruturantes – como o São João de Fortaleza e as comemorações dos 100 anos da Praia de Iracema e dos 119 anos da comunidade Poço da Draga, realizadas nos últimos meses de maio e junho.


Serviço

Festival Bora Quando: sexta-feira a domingo (18 a 20/07) Onde: diversos territórios Gratuito. Livre Mais informações em @festivalborafortaleza
Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro