7ª Expoconstruir 2025 inicia com homenagens e projeção de superar marcas do ano passado





A maior feira de materiais de construção do Norte/Nordeste do Brasil vai até sexta-feira (dia 22), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a previsão de receber mais de 35 mil visitantes

 

Exaltando a relevância para a economia do setor da construção e com a expectativa de superar todas as marcas alcançadas pelo evento no ano passado, foi aberta nesta terça-feira (dia 19) a 7ª edição da Expoconstruir 2025. Até o dia 21 (sexta-feira), mais de 35 mil pessoas devem passar pelo Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, para conferir os stands de fabricantes, revendedores, representantes comerciais, fornecedores de serviços e toda a cadeia produtiva ligada ao setor de materiais de construção. A previsão é de que sejam gerados mais de R$ 500 milhões em negócios ao longo do evento, aquecendo esta cadeia produtiva, tradicionalmente mais movimentada no segundo semestre. 

“Esse evento demonstra a força e a energia de um dos setores mais importantes da economia brasileira, que é o setor da construção. Temos a oportunidade de receber todo o ecossistema deste segmento do Norte e Nordeste. São grandes indústrias, comerciantes, construtores, técnicos, profissionais, engenheiros e arquitetos, que trabalham para contribuir para a nossa economia. Também iremos incentivar o turismo de negócios, gerando empregos e trazendo investimentos para o nosso estado”, afirmou Carlito Lira, CEO da Expoconstruir.

“A Expoconstruir é muito importante porque se relaciona com o que é mais importante para qualquer cidadão, que é a moradia. Nós, que fazemos parte dessa cadeia produtiva, nos preocupamos todos os dias com isso e felizmente o governo federal, estadual e municipal se sensibilizaram, em nosso estado, estabelecendo o Cheque Moradia, permitindo a mais de 20 mil famílias realizarem o sonho da casa própria”, observou José Carlos Gama, Diretor de Inovação do Sinduscon-CE.

Homenagens

Na cerimônia de abertura, foram homenageados com o 3º Prêmio Mérito Expoconstruir o governador do Ceará, Elmano de Freitas, além de empresários do setor da construção do Ceará e de outros estados do Nordeste: Eduardo André Santos de Oliveira, fundador do Grupo GSP – Amazonas); José Newton Reis Moreira, fundador da Vapt Blue Tintas – Bahia; Reginaldo Rufino Leal, sócio fundador do Grupo Soferro – Piauí; Mauro Antonio Saling, fundador da Ferragens Negrão – Ceará; Francisco José Mota Sá, fundador da Fortex – Ceará; e Francisco Lavanery Sampaio Vanderley, fundador da Apiguana – Ceará.

Representando a categoria de engenheiros, também foram homenageados Joaquim Caracas, sócio fundador da Impacto Protensão; André Montenegro, sócio fundador da Olé Casas; Filipe Souza Frota, fundador da Forte Vigas; Antônio Eduardo Bezerra Cabral, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC); Heloína Nogueira da Costa, engenheira e professora da UFC – Campus Crateús; Francisco Helder, engenheiro civil e professor; Ricardo Brígido de Moura, engenheiro civil e professor. 

 

“Neste setor da construção, o Ceará vem fazendo muitos investimentos, nós somos o estado que em 2024 teve o maior volume de investimentos, de R$ 3,9 bilhões, comparado com o orçamento do estado. Portanto, temos feito muitos avanços no setor da construção e da habitação. E o governo continuará fazendo sua parte, junto com as demais instituições do segmento, para que nosso estado cresça a cada dia”, observou Domingos Filho, Secretário de Desenvolvimento do Estado do Ceará.

Atrações

Entre as atrações da Expoconstruir neste ano está o espaço “Invenções e Inovações Cearenses”, no qual o público pode conferir uma maquete da cidade de Guaramiranga, que reproduz prédios históricos, igrejas, comércios e habitações daquela cidade. No local, há um totem eletrônico, com imagem e voz do engenheiro Joaquim Caracas, que explica os detalhes da exposição para os participantes. “Esta iniciativa é uma forma de homenagearmos a idade de Guaramiranga, berço de diversos cearenses ilustres, que ajudaram a projetar o nome do nosso estado, principalmente o campo da Ciência”, ressaltou Carlito Lira, CEO da Expoconstruir.

Durante o evento, a Arena do Conhecimento vai oferecer aos participantes palestras com especialistas em marketing digital, estratégias de vendas, logística, sistemas construtivos, entre outros, com o intuito de fornecer conhecimento aos empreendedores que visitam a feira, de modo que possam adquirir novas ideias para incrementar seus negócios.

A Expoconstruir 2025 tem o apoio oficial da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) e conta com apoio institucional da Coopercon-CE, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), além do patrocínio do SESI-SENAI, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Arte Piso, Cerbras, Rejuntamix, Fortex e Uchôa Instalações Comerciais.

 

7ª Expoconstruir 2025

Até o dia 22 de agosto (sexta-feira) - Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza

Das 15 às 21 horas

Informações e inscrições: https://expoconstruir.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro