A importância do suporte psicológico no retorno escolar de crianças com TEA

 


A Clínica NPC destaca a necessidade de apoio psicológico especializado para auxiliar crianças com TEA na adaptação ao ambiente escolar após o período de férias.

Com a retomada das aulas, o retorno à rotina escolar pode representar um novo desafio para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O momento exige atenção especial da escola, da família e, principalmente, de profissionais da saúde mental. Diante disso, a Clínica Neuropsicocentro (NPC) vem reforçando a importância do suporte psicológico especializado nesse período de readaptação.

“A transição das férias para o ambiente escolar pode causar alterações significativas na rotina de uma criança com TEA, gerando inseguranças, crises sensoriais e até resistência à volta às atividades”, explica Silviane Andrade, diretora executiva da clínica. “É nesse momento que o acompanhamento psicológico se torna ainda mais essencial para garantir o bem-estar emocional da criança e a construção de uma rotina segura e previsível”, completa.

Clarissa Leão, diretora assistencial do NPC, alerta que cada criança autista tem um ritmo próprio e respostas diferentes a estímulos e mudanças, por isso o planejamento do retorno deve ser individualizado e acolhedor. “Com a psicologia, a criança aprende a nomear emoções, lidar com o novo e desenvolver estratégias para enfrentar os desafios do dia a dia escolar, sempre respeitando suas particularidades”.

Entretanto, o suporte não deve ser voltado apenas para a criança, mas também para a família e educadores. A capacitação dos profissionais da educação e o diálogo constante entre pais, terapeutas e escola são fundamentais para promover uma reintegração respeitosa e efetiva.

“Quando a criança é assistida de forma integral, com escuta, compreensão e adaptação de demandas, ela se sente mais segura e, com isso, responde melhor ao processo de aprendizagem e socialização”, destaca Silviane Andrade.

O NPC oferece atendimento multidisciplinar com foco na saúde mental e no desenvolvimento infantil, com atuação especializada no acompanhamento de crianças com TEA. Para o segundo semestre, a clínica está ampliando o acolhimento às famílias e garantindo um suporte qualificado na jornada escolar das crianças.


Mais sobre a Clínica Neuropsicocentro

Especializada em atendimento multidisciplinar para pacientes de todas as idades com diagnóstico de TEA, a clínica foi criada em 2008 pela psicóloga Silviane Andrade, e, posteriormente, firmada a parceria com a psicóloga Clarissa Leão em 2014. O Neuropsicocentro é pioneiro no estado do Ceará no desenvolvimento de programas de tratamentos especializados para autistas, orientação através da psicoeducação, diagnóstico e suporte terapêutico.


Ao todo, 180 profissionais e colaboradores trabalham em diversas áreas para acolher cerca de 1.400 crianças autistas e seus responsáveis. Junto às unidades, matriz, NPC Life e NPC Sul, a clínica atua nas áreas de Psicologia, Supervisão ABA, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade Relacional, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psiquiatria. O futuro do trabalho já começou, e você está nele!


Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro