Animais foram encontrados fora de seus habitats naturais e encaminhados para cuidados veterinários especializados
A Guarda Municipal de Fortaleza, por meio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM), realizou dois resgates de animais silvestres nesta quarta-feira (30/07) em diferentes pontos da cidade. As ocorrências envolveram espécies nativas e exóticas, reforçando a importância do trabalho da IPAM na proteção da fauna e na preservação ambiental.
O primeiro resgate aconteceu no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Bloco 905 do Nurof, onde um guaxinim foi localizado. O animal, que estava fora de seu habitat natural, foi encaminhado para avaliação veterinária na base clínica do Instituto de Proteção e Sustentabilidade (IPS) – Bicho do Mato, localizada no bairro Dionísio Torres.
Já no segundo resgate, realizado em uma residência na Rua Queiroz Ribeiro, no bairro Montese, foram resgatadas duas aves: um papagaio-verdadeiro e um agapornis, também conhecido como pássaro-do-amor. Assim como no caso anterior, os animais foram levados à base clínica do IPS para os cuidados necessários.
A IPAM reforça a importância de acionar os órgãos competentes ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, evitando riscos tanto para os animais quanto para a população. Casos desse tipo devem ser comunicados à Guarda Municipal por meio do número 190.