Durante o mês de setembro, diversas empresas do Ceará ampliaram suas iniciativas voltadas à saúde mental dos colaboradores, em sintonia com a campanha nacional Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida. Ainda assim, os indicadores relacionados ao tema no ambiente corporativo brasileiro seguem preocupantes.
O afastamento de profissionais do trabalho tem ocorrido, em grande parte, por sobrecarga de tarefas e ambientes organizacionais tóxicos ou pouco acolhedores. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, somente em 2024 foram registrados quase meio milhão de afastamentos por questões de saúde mental, o maior volume já contabilizado nos últimos anos. O número acende um sinal de alerta para as empresas no segundo semestre de 2025.
Para a psicóloga e diretora da consultoria Life DH, Fernanda Macedo, sobrecarregar equipes aumenta a chance de afetar e agravar o estado mental da pessoa, causando mais ansiedade e outros transtornos. “O aumento expressivo nos afastamentos por questões de saúde mental é um sinal claro de que o ambiente de trabalho precisa ser urgentemente repensado. As empresas devem ter uma nova visão para além da produtividade, mas de garantir que as pessoas tenham condições dignas de bem-estar e acolhimento no seu dia a dia profissional”.
Apesar disso, a valorização da saúde mental dentro das organizações tem ganhado mais relevância, não apenas durante campanhas pontuais, mas como parte da cultura empresarial. Ao criarem espaços de escuta e acolhimento, às empresas impactam diretamente na qualidade de vida dos profissionais e na produtividade das equipes, além de contribuírem para a construção de ambientes mais saudáveis e empáticos.
“Cada vez mais, o ambiente corporativo é entendido como espaço determinante para o bem-estar emocional. Promover a saúde mental é uma responsabilidade que impacta diretamente nos resultados e na qualidade das relações no trabalho”, afirma Fernanda Macedo, psicóloga e diretora da consultoria Life DH, que atende diversas organizações no estado.